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Você sabe como usar a informação para tomada de decisão?

06 JUN 2016

06 JUN. 2016 / por adminuplexis

A Era da Informação

A todo momento empresas e indivíduos são bombardeados com uma quantidade imensa de dados que se transformam em informação, influenciando fortemente as tomadas de decisões, tanto por parte do consumidor, quanto no universo corporativo.

Neste artigo, iremos focar na importância dos dados para as organizações e como fazer um melhor uso destes. Afinal, com essa quantidade gigantesca disponível diariamente na internet é fundamental que as empresas utilizem soluções tecnológicas para estruturá-los da melhor forma, fazendo com que as  informações valiosas sejam bem aproveitadas pelas equipes.

Processos como a contratação de colaboradores, checagem de terceiros, due diligence, auditorias, inteligência de mercado, gestão de riscos e onboarding digital são alguns exemplos de práticas que podem ser otimizadas com a implementação de uma plataforma de mineração de dados.

Geralmente, esse trabalho de minerar os dados e fornecer informações valiosas em formatos de fácil compreensão à organizações é realizado por uma plataforma ou software especializado.

Mas de que tipo de informação estamos falando?;

Como ela é capaz de afetar tanto nas tomadas de decisões?. 

Dado ou informação: você sabe a diferença entre ambos?

Dados são códigos, o que constitui uma informação.

Um dado é só um dado antes de ser analisado. Ou seja, ele não transmite nenhuma mensagem porque representa somente um significado.

Informação é o dado que foi selecionado, tratado e processado. Ele agora possui um significado e pode ser utilizado como base nas tomadas de decisões de uma pessoa física ou jurídica.

Apenas o dado “tratado” é capaz de agregar valor e gerar conhecimento. Ou seja, de nada adianta a empresa coletar inúmeros dados sem estruturá-los. É fundamental que eles sejam transformados em informação para poder servir de conhecimento nas tomadas de decisões e outros processos em organizações.

A importância da informação no processo decisório

A gestão do conhecimento de uma organização tem o objetivo de interagir e capitar esforços de cada funcionário para que juntos desenvolvam táticas a serem executadas pela área de sistemas da informação.

Apesar de essas informações serem selecionadas por um “trabalho em equipe”, o poder de decisão é do gestor que está a frente dos negócios. Ser responsável por coletar as informações certas e gerar envolvimento entre os funcionários também são atribuições de um tomador de decisão.

As tomadas de decisão podem ser classificadas como algo científico e racional, para enfatizar as análises das informações e as relações de causa e efeito, para que sejam antecipadas ações estratégicas.

No entanto, a decisão desse gestor vai impactar diretamente nos resultados que a empresa obtiver, sejam eles positivos ou não. Se você é o gestor e define processos gerenciais, veja aqui algumas dicas para tomar decisões empresariais.

As tomadas de decisão que precisam ser definidas com urgência merecem cautela e rapidez nas análises dos dados. É necessário ficar atento ao contexto e situação em que as informações reverberam.

Uma mesma informação, em tempos diferentes, requer tratativa e uma tomada de decisão diferente. Por isso, nunca defina um processo mais de uma vez sem reavaliá-­lo.

No processo decisório, a informação assume total relevância, pois é dela que parte todos os passos para a resolução de um problema ou para a tomada de decisão.

A qualidade da informação para a tomada de decisão

A qualidade da informação será definida pela fonte dos dados que você coleta. É primordial um levantamento por meio da curadoria dos conteúdos a fim de selecionar o que é informação útil.

Essa análise qualitativa da informação organizacional deve passar pela observação subjetiva dos envolvidos da empresa, levando em consideração o contexto que tanto a empresa quanto os envolvidos estão inseridos.

Certifique­-se em qual extensão a informação está disponível e qual a forma mais fácil de ser coletada.

Os dados para produzir as informações devem ser completos e de fontes confiáveis, consideradas verdadeiras. Você não conseguirá tomar decisões com informações incompletas.

Em relação a quantidade de informação, o volume de informações deve ser apropriado para a resolução do problema ou para a tomada de decisão.

O uso da tecnologia da informação para o processo decisório

O processo decisório empresarial necessita de eficiência, eficácia e confiabilidade. A tecnologia da informação é utilizada para aumentar o desempenho das demandas internas das empresas, reestruturando os processos gerenciais de coleta e análise de dados.

O valor mais estratégico da tecnologia da informação é proporcionar agilidade e melhoria na qualidade dos processos organizacionais.

A parte operacional se torna mais eficiente, gerando processos mais efetivos. Assim, você consegue reduzir custos, aumentar a produtividade e proporcionar um atendimento mais personalizado ao cliente.

Portanto, se fossemos resumir, a tecnologia da informação é fundamental dentro de uma empresa para a organização e armazenamento dos dados, obter informações e gerar conhecimento.

Tão importante quanto um sistema de informação bem estruturado, é um decisor qualificado que aja com segurança e estratégia.

O desenvolvimento das tecnologias por meio de soluções de mineração de dados trazem uma ótima vantagem para a empresa: a integração dos setores e otimização do tempo das equipes que trabalham com coleta, pesquisa e análise de dados.

Solução eficaz:

upMiner

É uma solução tecnológica responsável por fornecer informações valiosas em formato de relatórios analíticos personalizados, através de mais de 1900 fontes (nacionais e internacionais) confiáveis e atualizadas, a fim de facilitar inúmeros processos investigativos e as tomadas de decisões no universo corporativo.

Otimização de tempo, redução de custos operacionais, melhoria na qualidade dos processos, aumento na produtividade e estratégias mais assertivas (baseadas em dados) são algumas das principais vantagens da implementação do upMiner.

Tipos de práticas que podem ser otimizadas pelo upMiner:
  • Auditorias;
  • Background Check;
  • Compliance;
  • Coleta de Dados;
  • Checagem de Terceiros;
  • Due Diligence;
  • Prevenção à Lavagem de Dinheiro;
  • Busca por Conflitos de Interesse;
  • Onboarding Digital;
  • Segurança Eletrônica;
  • Gestão de Riscos;
  • Prospecção e Inteligência de Mercado;
  • Entre outros.

Quer saber mais sobre o papel da plataforma nas tomadas de decisões?

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