Solicite um teste

Como soluções Big Data ajudam a tomar decisões?

02 JAN 2017
02 JAN. 2017 / por adminuplexis

Tomada de decisões 

 

Tomar decisões faz parte do nosso dia a dia.

Quando falamos em tomar decisões empresariais, a tarefa se torna um tanto complexa, pois precisamos ser certeiros a fim de minimizar o máximo erros e prejuízos. 

Nesse artigo, iremos mostrar como as soluções Big Data podem te ajudar na tomada de decisões e outras ações dentro da sua empresa. 

 

Big Data e a tomada de decisões: 

O conceito Big Data já não é mais uma novidade no mundo empresarial, por isso, se a sua empresa ainda não faz uso dessa ferramenta, sinto lhe dizer, ela está desatualizada. 

Mas, afinal, para que serve o Big Data? 

O Big Data tem como função principal, processar e otimizar grandes volumes de dados, estruturados e não estruturados, que a sociedade produz diariamente em diversas plataformas e dispositivos como:  Facebook, Google, sinais de GPS via celular, fotos e vídeos digitais, registros de transação de compras, entre outros. 

Nos tópicos abaixo, iremos mostrar o porquê você deve investir em soluções Big Data na sua empresa e qual a ligação do conceito com a tomada de melhores decisões

 

7 motivos para adotar soluções Big Data: 

1. Processam grandes volumes de dados

Dados sem limites, o conceito do big data!

Um software pode ser integrado a diversas outras aplicações da web, isso permite que a ferramenta tenha acesso a um grande fluxo de dados.

O processamento desse grande volume de dados é muito maior do que a quantidade de informação que você pode conseguir armazenar em um dia.

2. Automatizam a coleta de dados

Com certeza, automatizar a coleta de dados é um dos grandes benefícios de softwares voltados para soluções big data, pois a ferramenta tem a capacidade de consultar diversas fontes ao mesmo tempo em questão de minutos e extrair o que há de mais relevante. 

Ao fazer consultas de forma manual, você pode levar horas para conseguir encontrar dados e informações que você precisa.

3. Estruturam dados em informações

 

Outro grande benefício de um software voltado para soluções Big Data, é a sua programação estar totalmente direcionada para a estruturação dos dados.

Iremos exemplificar com um caso recorrente: Imagine que o usuário deseja consultar uma entidade (PF ou PJ), mas ele deseja informações precisas sobre o envolvimento da mesma em algum caso de corrupção. Logo, existem diversas fontes que podem constar algum histórico regular desse tipo de pesquisa. 

A plataforma terá o trabalho de coletar dados em todas fontes e estruturá-los por categoria e fonte, como: processos e ocorrência em diários oficiais, listas restritivas nacionais e internacionais, internet/mídia, órgãos reguladores e etc.

Ao ter os dados estruturados em mãos, a análise será mais precisa, facilitando para o gestor tomar a decisão certa. 

4. São integradas a fontes relevantes

Se você utiliza um software de coleta de dados, certamente você precisa saber onde as informações são coletadas. Ou seja, não basta simplesmente trazer dados, você precisa saber se o software está integrado a fontes relevantes, como por exemplo, diários oficiais. 

 

Confira aqui: 11 listas de dados cadastrais que sua empresa precisa conhecer.

5. Fornecem os dados que você precisa

Com fontes relevantes integradas à um sistema inovador e revolucionário de coleta de dados, temos uma única certeza. Os resultados serão aqueles que você e sua empresa precisam.

6. Otimizam o seu tempo

Por mais antiquado que pareça, ainda existem muitas empresas que realizam consultas manuais em sites e fontes. 

Um dos maiores benefícios de soluções Big Data é a otimização do tempo. Além disso, a equipe terá mais tempo para a realização de outros tarefas e se preocupar apenas com a análise.  

 

7. Reduzem custo

 Para um gestor, a tarefa de consultar fontes de dados manualmente exigiria a aquisição de um funcionário específico para tal ação ou dependendo da demanda, mais de um. Sendo assim, um dos grandes benefícios da tecnologia, é substituir o homem em tarefas consideradas “mão na massa”. 

 

Por fim, esperamos que essas dicas possam te ajudar a entender o papel do Big Data e das ferramentas tecnológicas na automação de tarefas. 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.