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Fraudes em bancos: as tecnologias mais utilizadas para prevenção!

08 ABR 2021

08 ABR. 2021 / por Rômullo Martins

Quando o assunto é tentativa de fraudes, é difícil não falar sobre instituições financeiras.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), somente no período de março a setembro de 2020 foi registrado um aumento de 80% no volume de tentativas de ataque de phishing bancário.

Neste artigo, falaremos sobre as principais tecnologias utilizadas para combater fraudes neste setor.

Cartão Virtual para a prevenção de roubo de dados

Muitos bancos já disponibilizam, através do aplicativo mobile, uma opção em que o usuário pode gerar um cartão de crédito virtual.

Essa funcionalidade é bem interessante e muito indicada para quem realiza muitas compras online. O cartão gerado normalmente possui um prazo de validade muito curto ou até mesmo é limitado a apenas uma compra.

Dessa maneira, sempre que for utilizar essa opção, é preciso repetir o procedimento e gerar um novo cartão.

Mas por que isso é importante?

Por possuir números e códigos de segurança únicos e diferentes do cartão de crédito físico, caso o cliente seja vítima de alguma fraude, os prejuízos causados serão infinitamente menores.

Outro detalhe é que esse processo não tem nenhum custo adicional, podendo ser feito sempre que necessário.

Validação em duas etapas

Para acessar a conta, realizar pagamentos, transferências e até mesmo aquisição de produtos, muitas instituições financeiras já contam com um processo de validação mais robusto. Apenas a utilização da senha padrão não é mais o suficiente para garantir a segurança dos clientes.

Na validação em duas etapas, além da senha pessoal, o correntista precisa obrigatoriamente informar um código gerado pelo sistema. Este, normalmente é enviado através do e-mail ou para o celular registrado.

Dessa forma, é muito mais difícil que a operação seja concluída por alguém que não seja de fato o portador da conta.

Avisos por mensagem de texto ou aplicativo

Uma medida que também é bastante utilizada por bancos para evitar situações de fraudes é o envio de SMS e notificações pelo aplicativo sempre que há uma movimentação na conta do cliente. 

Toda vez que uma compra é realizada, por exemplo, é enviado uma notificação informando o valor, data e horário da operação.

Assim, caso a compra não seja reconhecida, o usuário pode rapidamente bloquear o cartão e fazer a contestação para evitar maiores problemas.

Biometria

Segundo a BRyTecnologia, a biometria é a análise de características físicas ou comportamentais das pessoas com a finalidade de identificá-las de forma única.

Existem diversos tipos de biometria que podem ser aplicadas em conjunto ou não dentro de um sistema, como por exemplo:

  • reconhecimento da face;
  • identificação pela íris;
  • reconhecimento via retina;
  • entre outros.

Nos bancos essa tecnologia é bastante utilizada para reconhecer a impressão digital no autoatendimento, substituindo a senha padrão no caixa eletrônico.

Analytics 

Mais voltado para a prevenção, essa tecnologia reconhece e monitora de forma detalhada o perfil de cada um dos clientes.

A partir desse mapeamento, é possível reconhecer, por exemplo, alguma movimentação que não faz parte dos hábitos de consumo de determinada pessoa.

Quando algo fora do habitual é encontrado, o banco pode entrar em contato com o usuário para verificar se é ele mesmo que está fazendo aquela compra ou bloquear a operação, enviando uma mensagem para que este contate a instituição.

Know Your Employee (KYE): prevenção à fraudes de dentre para fora

Muitas situações de fraudes começam dentro da própria empresa. 

No ano passado, gerentes do Banco do Brasil foram presos acusados de aplicarem um golpe de 60 milhões de reais, conforme matéria publicada pelo Diário do Nordeste.

Por essa razão, conhecer bem os colaboradores que fazem parte da organização pode fazer toda a diferença.

Para evitar esse tipo de situação é importante que a empresa realize uma verificação completa antes de efetuar novas contratações.

Ao buscar informações como antecedentes criminais, mídias negativas e processos judiciais, é possível garantir maior idoneidade nas relações.

  • A plataforma upMiner como ferramenta de verificação

Atualmente grandes bancos e empresas de diversos segmentos utilizam a plataforma upMiner para otimizar esse processo de checagem.

Saiba mais sobre essa ferramenta clicando aqui.

A solução permite investigar pessoas físicas e jurídicas em centenas de fontes nacionais e internacionais, gerando relatórios para análise e tomada de decisão.

As pesquisas são feitas em tempo real, trazendo os dados mais recentes disponíveis no mercado.


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