Solicite um teste

Ficha Cadastral: como consultar informações de empresas?

06 OUT 2021

06 OUT. 2021 / por Rômullo Martins

Antes de contratar um fornecedor ou até mesmo iniciar uma parceria de negócio, é bastante comum as empresas consultarem algumas informações para análise. Dependendo do grau de risco envolvido, muitas vezes uma ficha cadastral já é o suficiente para essa verificação. 

Além de servir para confirmar a autenticidade daquilo que foi apresentado, a ficha cadastral também traz dados importantes que podem ser utilizados como critério de escolha.

Neste artigo, falaremos melhor sobre esse documento e como consultar empresas. 

Afinal, o que eu posso consultar em uma ficha cadastral?

Como o próprio nome sugere, de modo geral esse relatório traz informações de cadastro sobre o CNPJ pesquisado.

Entre os dados apresentados pode-se citar, por exemplo, a situação na Receita Federal, a natureza jurídica, o quadro societário e de administradores, assim como endereços e telefones relacionados.

Contudo, como veremos a seguir, esse documento pode apresentar outros indicadores relevantes.

Identifique a existência de protestos

A saúde financeira de uma empresa é, sem dúvidas, um ponto que deve ser observado. Se a mesma possui algum tipo de pendência, isso pode significar que o negócio não está indo tão bem, ou que por alguma razão não está cumprindo devidamente com as suas obrigações.

Em ambas as hipóteses, é um sinal de alerta que deve ser verificado com mais precisão.

Visualize pessoas e empresas relacionadas

Para evitar problemas como conflito de interesses, é interessante checar quem são as pessoas físicas e jurídicas relacionadas àquela empresa que está sendo consultada. 

Esse dado, disponível na ficha cadastral, permite detectar relações com concorrentes ou de repente com pessoas inidôneas.

Caso seja necessário, estes também podem ser consultados posteriormente.

Veja se há pessoas politicamente expostas envolvidas

Também conhecidas por PEP, as pessoas politicamente expostas sempre são um indicativo de atenção para as empresas. 

Por serem mais influentes e, em muitos casos, fazerem grandes movimentações financeiras, estas pessoas são acompanhadas mais de perto por órgãos fiscalizadores, para evitar crimes como fraudes e lavagem de dinheiro

Em resumo, caso haja algum problema com eles, a dimensão disso pode ser muito grande. Então, muitas empresas consideram importante saber essa informação de antemão.

Evite crimes de corrupção

Nenhuma organização quer se envolver com pessoas e empresas corruptas. Nesse sentido, a ficha cadastral também consulta a Transparência Brasil.

Dessa forma, o documento indica se o pesquisado tem alguma associação com esse tipo de crime.

Como consultar essas informações?

Existem algumas maneiras de se fazer esse levantamento de dados. A mais comum é pesquisar manualmente o documento de interesse nos sites dos órgãos competentes. 

Contudo, esse processo é bastante demorado, pois é necessário preencher muitas informações e cadastrar-se no site para então conseguir emitir a ficha cadastral.

Só é possível pesquisar um critério por vez, ou seja, caso a empresa necessite verificar muitos fornecedores, deverá contar com mais pessoas nessa atividade, o que por sua vez gera um alto custo.

Outra forma bastante utilizada atualmente, é o uso de uma plataforma de mineração de dados. Por meio dessa tecnologia, pode-se pesquisar rapidamente o CNPJ ou até mesmo CPF de interesse.

Além de ser bem mais rápido, a empresa pode reduzir custos homem-hora e ter em mãos relatórios estruturados que permitem fácil leitura e análise.

Outro ponto positivo é que os documentos ficam disponíveis online, então podem ser acessados de qualquer lugar a qualquer momento.

Exemplo de plataforma para gerar ficha cadastral

Utilizada por empresas dos mais variados segmentos, a plataforma upMiner é uma referência na coleta de dados sobre pessoas e empresas.

A solução possui diversas funcionalidades e um aplicativo exclusivo para gerar ficha cadastral. 

Com usuários ilimitados e planos para atender diferentes volumes de consultas, a plataforma proporciona redução de custos e otimização de tempo nas empresas.

As mais de 1.900 fontes disponíveis, também permitem que se faça investigações mais profundas que identificam, por exemplo, bens patrimoniais, mídias negativas, processos judiciais, embargos, e muitas outras informações.

Conheça na prática

Se você chegou até aqui, temos um convite para você. Teste a plataforma upMiner gratuitamente e veja como ela pode contribuir para os processos da sua empresa.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress