Solicite um teste

Entenda a necessidade do background check na construção civil

09 NOV 2020

09 NOV. 2020 / por Isadora Soliani

Setor de construção civil: a área mais envolvida em corrupção do Brasil 

Antes de falar sobre background check, é importante analisar o cenário da construção civil no Brasil para entender o porquê dessa necessidade.

Após o escândalo da Lava Jato, onde diversas empresas do ramo estavam envolvidas em casos de lavagem de dinheiro, corrupção e outras fraudes, o Brasil e o ramo da construção ficaram com a sua reputação perante o mercado (nacional e internacional) manchada. Além disso, houve também uma considerável perda de espaço das obras públicas e de infraestrutura no país, resultando em um alto prejuízo financeiro para todos. 

Segundo uma pesquisa revelada pelo Mundo Sindical, a atividade da construção civil perdeu 31% de participação no PIB nos últimos 20 trimestres, regressando ao patamar de dez anos atrás. Ou seja, desde 2015 (Lava Jato), o ramo vem sofrendo perdas consideráveis que impactam diretamente na economia brasileira. 

Outra situação alarmante foi o impacto negativo no nível de empregos durante esse período de recessão, resultando na perda de um milhão de empregos formais no Brasil, este dado foi divulgado pelo Sindicato Nacional da Indústria de Construção Pesada e Infraestrutura (Sinicon). 

Todas as razões, citadas acima, foram mais do que o suficiente para que o governo exigisse novas práticas e programas de integridade focados no combate à corrupção e outros atos ilícitos no setor.  

Principais ações contidas em um programa forte de compliance no ramo da construção: 

  • Auditorias periódicas e surpresas; 
  • Background Check; 
  • Canal de Denúncias; 
  • Código de Conduta Ética; 
  • Controles de Compliance; 
  • Disseminação da Cultura de Compliance na empresa; 
  • Gestão de Riscos; 
  • Treinamento aos Funcionários/Executivos

Background Check é o processo mais eficaz contra atos ilícitos

Dentro de um programa de compliance existem diversas práticas que podem ser implementadas e para a escolha delas é preciso analisar onde estão presentes as falhas e riscos. Sendo assim, no combate à corrupção, fraudes e outros atos ilícitos é fundamental começar pela raíz do problema, ou seja, a análise do próprio indivíduo.

O que se deve buscar no Background Check? 

Antecedentes comerciais, financeiros, legais e até mesmo criminais sobre pessoa física ou jurídica, através do CPF ou CNPJ, em fontes públicas ou privadas, geralmente.

Nesta prática, quanto maior a quantidade de informações coletadas, menores são os riscos de realizar uma contratação ou parceria que apresenta riscos à empresa.

No caso do combate à corrupção, o background check é bastante eficaz, pois criminosos costumam deixar rastros que serão identificados no processo. Além disso, é possível também realizar a prática quando se existe apenas alguma suspeita sobre o envolvimento de um funcionário ou executivo em más condutas.

Casos de enriquecimento ilícito e conflito de interesses, por exemplo, podem ser facilmente constatados no background check.

Como ele deve ser realizado?

Primeiramente, é fundamental contratar uma plataforma de mineração de dados que conte com fontes públicas e privadas relevantes. Afinal, de nada adianta ter uma informação em mãos, se ela não for válida ou recente.

Principais dados que devem ser encontrados para um background check completo: 

  • Dados cadastrais (nome, e-mail, telefones e data de nascimento);
  • Situação na Receita Federal;
  • Pessoa Politicamente Exposta;
  • Lista de sanções e Financiamento ao Terrorismo;
  • Dados Profissionais;
  • Sociedades;
  • Situação Financeira;
  • Bens e Imóveis;
  • Protestos;
  • Processos Judiciais;
  • Antecedentes Criminais;
  • Mídia Negativa, dentre outros.

Ao contratar uma plataforma para trazer todas essas informações, as equipes de compliance, RH e gestão de riscos conseguem otimizar o seu tempo e investi-lo em ações mais estratégicas, alcançando, dessa forma, melhores resultados e uma maior produtividade nas verificações em relação à empresas que fazem buscas de forma manual.

O upMiner:

Solução de mineração de dados com mais de 1900 fontes nacionais e internacionais!

É uma plataforma que traz informações valiosas para equipes otimizarem o seu tempo em práticas que necessitam da coleta e análise de uma quantidade massiva de dados, como por exemplo, o background check.

As informações são fornecidas em formato de relatórios analíticos de fácil compreensão, através de uma plataforma intuitiva e ágil. Além da usabilidade, o upMiner tem como vantagem treinamentos e uma sessão de cursos (upAcademy) para ajudar o usuário a entender por completo todos os aplicativos (mais de 16 dependendo do plano escolhido).

Outro detalhe importante da solução é que ela conta com as melhores fontes públicas e privadas do mercado, o que garante a assertividade nos processos de tomada de decisão.

Análises mais completas, equipes com maior autonomia, otimização do tempo e eficiência nas práticas são algumas das vantagens trazidas pelo upMiner.

Quer saber mais sobre os aplicativos e como a solução pode ser útil na sua empresa?

Entre em contato com o nosso time comercial e solicite um teste gratuito!

Não deixe de acessar também nosso mais novo e-book, nele falamos bastante sobre o processo de background check nas instituições financeiras.

Compliance, mineração de dados e tecnologia nas instituições financeiras
Compliance, mineração de dados e tecnologia nas instituições financeiras

Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress