Solicite um teste

Due Diligence: áreas importantes que devem ser verificadas

17 NOV 2021

17 NOV. 2021 / por Rômullo Martins

Bastante comum em processos de fusões e aquisições, a due diligence ou diligência prévia, como também é conhecida, é uma prática fundamental para a avaliação de riscos dentro das organizações.

Além de estar associada a grandes processos de compras, atualmente a due diligence também se encontra em diversas outras operações como a contratação de fornecedores, investimentos e até mesmo a relação com parceiros de negócios.

Nesse sentido, falaremos de três grandes áreas que requerem atenção dentro dessa prática.

1. Due diligence fiscal

Todo empreendedor sabe o quão complexo é o sistema tributário brasileiro. Se já é complicado atender todas as exigências do Fisco dentro da própria organização, garantir esse mesmo cumprimento por parte de terceiros é um desafio ainda maior.

Mas, assim como outras obrigações legais, é imprescindível estar em conformidade. A inadimplência fiscal pode resultar em grandes prejuízos.

De acordo com uma publicação da Ágilcob, empresa especialista em cobrança empresarial, o contribuinte que não paga seus tributos fica em débito com os órgãos públicos. O seu CNPJ é inscrito na dívida ativa.

Inadimplência é sempre um sinal de alerta. Em outras palavras, esta é uma área que precisa de bastante atenção e análise dos interessados antes de fechar um negócio. 

2. Due diligence trabalhista

As relações trabalhistas são essenciais para o funcionamento de qualquer empresa. Apesar de existirem leis específicas para essa área, nem sempre elas são cumpridas como deveriam. 

Um bom exemplo disso é quando olhamos o número de processos trabalhistas deste ano. Somente no primeiro semestre, houve um aumento de 30% em relação ao mesmo período de 2020. Se compararmos ao ano de 2019, a diferença é ainda maior, chega a 43%, conforme matéria publicada pelo SBT News. Ou seja, este é um problema que vem crescendo gradativamente. 

Um processo trabalhista pode ser movido por centenas de motivos, por essa razão, é relevante fazer uma due diligence para verificar com mais precisão do que se trata. 

Imagine, por exemplo, contratar um fornecedor que possui processos relacionados ao trabalho escravo? 

Infelizmente esse crime ainda acontece com bastante frequência, principalmente em alguns setores, como é o caso do agronegócio. 

Dessa forma, o mais recomendado é fazer uma due diligence trabalhista, pois assim é possível evitar más associações e problemas como risco financeiro e de imagem.

3. Due diligence ambiental

Nunca se falou tanto sobre meio ambiente como nos dias de hoje. A ascensão do conceito ESG (Ambiental, Social e Governança), bastante presente em programas de compliance, tem despertado cada vez mais a atenção das empresas para estes temas, que sem dúvidas são importantíssimos. 

Muito mais do que apenas rever os próprios processos, a fim de um consumo mais consciente, as empresas também estão estão observando se os seus relacionamentos comerciais compactuam com estes valores. 

Não adianta ter um bom produto e ao mesmo tempo estar descartando resíduos de forma inadequada na natureza, ou estar adquirindo matéria prima de origem desconhecida, por exemplo. Ambas as ações podem resultar em grandes problemas. 

Dessa maneira, a due diligence ambiental é primordial para verificar a existência de multas, sanções e embargos nesta área.

Você sabia que essas verificações podem ser otimizadas?

Como evidenciado anteriormente, obter informações sobre pessoas e empresas é importante e faz parte da due diligence. 

Entretanto, checar estes dados manualmente pode ser uma tarefa muito trabalhosa e levar dias para ser finalizada. 

Pensando nisso, a upLexis desenvolveu a plataforma upMiner. Por meio dessa solução, é possível investigar pessoas físicas e jurídicas em centenas de fontes, identificando informações como processos judiciais, mídias negativas, pendências financeiras, antecedentes, embargos, e diversos outros dados que permitem a análise e tomada de decisão. 

Você pode saber mais detalhes acessando a página da plataforma, ou se preferir, solicitar um teste gratuito. Basta clicar aqui.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress