Solicite um teste

Processos seletivos data driven

29 OUT 2019

29 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Você sabia que a mineração de dados pode otimizar seu processo de seleção? 

Pois bem, com a Nova Era Digital cada vez mais eminente, a tecnologia já se encontra presente em todas as áreas e processos. No caso do processo de seleção, uma grande quantidade de informações relevantes sobre os candidatos podem aprimorar o processo de tomada de decisão do RH. 

Geralmente, essas informações são fornecidas por uma plataforma ou software online que realiza a mineração dos dados, os estruturando e trazendo em forma de relatórios analíticos de fácil compreensão. Dessa forma, caberá ao gestor de RH determinar quais critérios ele seguirá na busca por essas informações e sobre o peso que terão as informações negativas. 

 

A gestão de riscos se torna mais fácil com processos data driven

Como exemplo de caso de seleção, imagine uma empresa está contratando um motorista de caminhão para levar cargas de suma importância. Logo, é necessário uma análise que comprove se existe algum tipo de envolvimento com roubo de cargas, conflito de interesse, fraudes, entre outros. 

Portanto, podemos concluir que a captação de dados não é mais um desafio para o departamento de RH, mas a análise e interpretação ainda segue sendo um ponto discutível. Sendo assim, os novos gestores precisam estar mais próximos dos dados e possuir um perfil extremamente analítico para extrair informações de valor.

Atualmente, existem práticas de compliance que realizam a análise de riscos de uma possível contratação ou relação para a área de recursos humanos. Sendo as principais: 

  • Due diligence
  • Background check

Due Diligence

Due Diligence (diligência prévia) é um processo de investigação completo que busca analisar todos os setores de uma empresa. Ele é utilizado para garantir um melhor entendimento sobre riscos e oportunidades em situações de: abertura de capital, aquisição, fusão, venda e para ter uma visão ampla do seu próprio negócio.

A prática correta da Due Diligence permite que a empresa tenha um tesouro em mãos, pois a partir deste processo, ela poderá ter uma avaliação minuciosa que engloba desde aspectos financeiros, jurídicos, previdenciários e imobiliários até a imagem da empresa no mercado.

 

Background Check

Background Check é a realização de uma pesquisa, que pode ser simples ou aprofundada, de antecedentes criminais, comercias e financeiros de uma pessoa física ou jurídica.

Podemos considerar essa atividade um processo importante e que influência diretamente na tomada de decisão.

Por que investir em soluções data driven?

Investir recursos em consultoria ou adotar práticas de compliance nem sempre é viável para empresas menores, e é por isso que adotar soluções tecnológicas pode ser uma alternativa mais econômica e eficiente.

Uma plataforma alinhada com o planejamento permite acesso à inúmeros dados que podem ajudar a tomar uma decisão, tais como:

Informações geralmente relevantes para o RH: 

  • Conflitos de interesse;
  • Finanças pessoais;
  • Mídia negativa;
  • Monitoramento redes sociais;
  • Processos jurídicos;
  • Bens e imóveis, etc.

Como são trazidos esses dados? 

Os dados são trazidos por meio de fontes online confiáveis que os captam em diários oficiais, mídias online, bureaus de crédito, entre outros. 

Para que você entenda melhor sobre a importância de se realizar a análise dos dados de candidatos em processos de seleção, separamos um e-book sobre o assunto.

Impacto da análise de dados

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.