Solicite um teste

CVM 617: identifique PEPs e previna riscos com a plataforma upMiner

07 JUN 2021

07 JUN. 2021 / por Rômullo Martins

Publicada em 05 de dezembro de 2019 e em vigor desde outubro do ano passado, a Instrução 617/19 da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) trouxe aprimoramentos significativos nos processos de prevenção à lavagem de dinheiro e ao financiamento do terrorismo (PLDFT).

Com a mudança, evidentemente, todos aqueles que são regulados pelo órgão precisaram começar a rever os seus processos e se adequar conforme as diretrizes impostas.

Neste artigo falaremos como a plataforma upMiner otimiza a prevenção de riscos como fraudes e conflito de interesses.

A quem se aplica essa nova Instrução?

Segundo publicação da Warren, a CVM, órgão ligado ao Ministério da Economia, é responsável por fiscalizar o mercado de capitais. Sendo assim, investidores, gestores de fundo e empresas listadas na Bolsa de Valores, por exemplo, devem atender a essa mudança. 

Principais alterações

  • Atualização dos critérios para classificar algum investidor como pessoa exposta politicamente (PEP);
  • Ações voltadas para a identificação do beneficiário final (Política Conheça seu Cliente);
  • Identificar, analisar e compreender os riscos de LDFT dos respectivos clientes, produtos, serviços, canais de distribuição e prestadores de serviços relevantes, para posteriormente segmentá-los minimamente em baixo, médio e alto;
  • Diligências contínuas a fim de coletar informações complementares.

Como a plataforma upMiner pode auxiliar no processo de adequação à CVM 617?

O upMiner é uma solução de mineração de dados que otimiza a busca de informações relevantes sobre pessoas e empresas. A plataforma é amplamente utilizada para tornar a coleta de dados mais rápida e eficiente.

Como resultado, é possível otimizar práticas de due diligence e background check, processos essenciais para identificar quaisquer irregularidades em nome de pessoas físicas ou jurídicas.

Como funciona?

Acessível de qualquer computador através da internet, o upMiner consulta centenas de fontes (a partir de um CPF ou CNPJ) e gera relatórios para análise e tomada de decisão.

Dossiê

Dependendo do aplicativo utilizado – atualmente a plataforma conta com mais de 16 – também é possível visualizar os resultados em formato de gráfico. 

Em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), a solução conta com quase duas mil fontes, entre nacionais e internacionais. 

Identifique pessoas politicamente expostas (PEPs)

Dentre as diversas informações que podem ser identificadas pelo upMiner, pode-se destacar: 

  • Mídias negativas;
  • Sanções;
  • Presença em listas restritivas (Watchlist);
  • Pessoas e empresas relacionadas com crime de corrupção, lavagem de dinheiro e terrorismo;
  • Entre outras.

Contudo, vale ressaltar que os relatórios podem ser personalizados de acordo com o interesse do usuário, onde o mesmo pode selecionar as fontes que deseja pesquisar.

As consultas são realizadas em tempo real, dessa forma é possível obter os dados mais atuais disponíveis no mercado.

Monitore e acompanhe qualquer mudança 

Através da funcionalidade “monitoria” também é possível configurar a plataforma para gerar um novo relatório em um período determinado.

Assim, sempre que houver alguma alteração, como a um novo processo judicial por exemplo, o upMiner apontará essa mudança e o gestor saberá de antemão. 

Observe vínculos entre pessoas e empresas 

Com o aplicativo upLink é possível mapear vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

Dessa maneira pode-se identificar o benefício final de uma organização mais facilmente.

Teste o upMiner de forma gratuita

Otimize práticas investigativas e evite riscos.

Fale com um de nossos especialistas e solicite um teste gratuito da plataforma upMiner. Possuímos planos para atender empresas de diferentes portes.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress