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Corrupção no setor da saúde: Como enfrentar este problema?

22 ABR 2020

22 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

A realidade dos fatos

O setor da saúde é considerado um dos principais alvos da corrupção em todo o mundo. Com o intuito de ilustrar este grande problema, coletamos alguns dados alarmantes sobre o assunto: 

  • Segundo foi publicado no site do Instituto PENSI (Pesquisa e Ensino em Saúde Infantil), no ano de 2019, mais de 7% das despesas de saúde foram perdidas em atos de corrupção. 

 

  • Em 2019, o site da UOL, apontou em um artigo que do total de US$ 7 trilhões gastos em saúde no mundo, até 25% são desperdiçados por causa da corrupção. 

 

  • O Instituto Datafolha, no ano de 2018, levantou também as principais cobranças da população no setor da saúde, 26% dos indivíduos pedem medidas de combate à corrupção no setor. 

 

Qualquer ato de corrupção é prejudicial para as empresas, pois acarreta em altos prejuízos, multas e pode acabar com a imagem da marca no mercado. Na área da saúde, o buraco é ainda mais embaixo, uma vez que, se lida com a vida de seres humanos. 

Pensando nisso, deixamos um questionamento, que serve para pensarmos na saúde pública do nosso país: 

“Quantas pessoas doentes deixam de fazer cirurgias, que iriam lhe proporcionar alívio e saúde, simplesmente porque faltam materiais para realizá-las?”

Como diminuir os casos de corrupção no setor?

Adotar novas medidas de prevenção, como A Lei Anticorrupção, é essencial para a diminuição dos atos ilícitos. E, consequentemente, com o dinheiro investido no lugar certo teremos a melhoria da qualidade no sistema de saúde brasileiro.

Com a finalidade de garantir o cumprimento de leis, normas e propagar uma cultura ética nas instituições de saúde, temos os programas de compliance. Eles vêm ganhando força desde 1990 e são fundamentais como ferramenta para garantir a boa governança corporativa no meio.

A partir destes programas, são estipuladas práticas e processos que aumentam a segurança e auxiliam na gestão e prevenção contra possíveis riscos.

3 Práticas de compliance anticorrupção 

Implementação de um Código de Conduta Ética

Este documento estabelecerá os princípios e normas que orientam a atuação de todos os colaboradores da instituição em questão. 

Ele tem como propósito estimular e disseminar o efetivo cumprimento e a boa conduta por parte de todos, tornando o ambiente de trabalho seguro e agradável. 

Canal de Denúncias – 

Funciona como instrumento para detectar eventuais irregularidades, tais como: corrupção, fraudes internas/externas e descumprimento de normas e políticas internas. 

Com a finalidade de encorajar os funcionários a denunciar possíveis atos ilícitos, ele é bastante implementado na área da saúde.

Checagem de Terceiros

Esta prática tem como finalidade garantir a idoneidade de todos relacionamentos da instituição (fornecedores, terceirizados, colaboradores, parceiros e investidores). 

Ao investigar o passado de um fornecedor ou médico a ser contratado é possível se prevenir contra grandes riscos. Visto que, estamos falando sobre evitar casos de corrupção, o processo faz todo o sentido. 

Como por exemplo, no caso famoso da Máfia das Próteses, onde a empresa Biotronik estava envolvida na comercialização abusiva de órteses e próteses com preços superfaturados, em detrimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Talvez com a checagem do perfil desta empresa fornecedora, seria possível descobrir que ela era um risco para a instituição e não contratá-la.

Papel da tecnologia anticorrupção: 

A automatização de atividades como a coleta e análise de dados, através de soluções tecnológicas, é capaz de otimizar bastante o tempo de gestores e diretores em processos de tomada de decisões. 

A seleção de colaboradores, checagem de terceiros, busca por conflitos de interesse, fraudes e corrupção são alguns exemplos de práticas que fazem todo o sentido que tenham investimento em tecnologia de ponta. Afinal, não adianta nada apenas estipular novas normas e adotar programas de compliance, se as atividades não forem realizadas de forma correta. 

Portanto, podemos considerar a tecnologia um meio essencial para se obter sucesso nas investigações de casos suspeitos por corrupção.

O upMiner

A plataforma é fundamental no setor da saúde, pois é capaz de consolidar um alto volume de dados em relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade da instituição. Dessa forma, gestores, analistas e diretores conseguem ter em mãos informações diversas para tomar suas decisões baseadas em dados relevantes.

Dentro da ferramenta são mais de 14 aplicativos que têm como base mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Conselho Federal de Medicina (CFM), Conselho Federal de Psicologia (CFP), Anvisa Autorização de Funcionamento e Notícias de Risco Ambiental, são alguns exemplos das principais fontes de dados utilizadas por instituições de saúde que fazem uso da plataforma.

Principais aplicativos dentro do contexto na plataforma:

Dossiês 

Traz relatórios analíticos completos e personalizados sobre pessoa física ou jurídica de acordo com o tipo de informação de interesse. Ou seja, esta ferramenta permite que o responsável selecione quais fontes ele quer que sejam utilizadas na elaboração do seu dossiê.

Em casos de checagem de terceiros, por exemplo, é fundamental o investimento em uma solução como esta, pois ela trará um documento abrangente e assertivo sobre o investigado, aumentando as possibilidades de encontrar algum tipo de risco nesta contratação.

upLink

Este aplicativo, também conhecido por árvore empresarial gráfica, é uma solução de visualização gráfica e reconhecimento de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como:

  • Quadro societário de uma organização
  • Pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma empresa
  • Acesso total a dados cadastrais
  • Visualização via Google Maps
  • Atalho para a geração de um Dossiê completo.

Dados relevantes entregues de forma ágil permitem que os processos de identificação de possíveis riscos como corrupção e conflitos de interesse sejam otimizados.

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