Solicite um teste

Conflito de interesses: como identificar e prevenir essa situação?

10 AGO 2021

10 AGO. 2021 / por Rômullo Martins

Conflito de interesses é uma situação em que um determinado colaborador começa a agir em função de benefícios próprios, muitas vezes indo contra os princípios estabelecidos pela organização. 

Essa atitude pode causar sérios danos à empresa, inclusive torná-la mais suscetível a uma fraude. 

Neste artigo, falaremos mais sobre este tema e como prevenir esse problema.

Favorecimento de amigos e pessoas próximas

Esse é um exemplo que acontece com frequência em fraudes licitatórias. Como já é de conhecimento, as empresas estatais muitas vezes precisam iniciar uma licitação para que possam comprar produtos ou contratar serviços.

Com o alto o valor envolvido nessa negociação, evidentemente muitas organizações participam desse processo com o intuito de firmar contrato com o órgão público. 

Entretanto, acontece que uma empresa acaba recebendo vantagem competitiva, ganhando de forma desleal de seus concorrentes. Isso se dá, por exemplo, quando este fornecedor tem alguma ligação com o licitante. Esse é um caso que configura um conflito de interesses.

Contratação de parentes e conhecidos

Em um processo de recrutamento e seleção, por exemplo, a avaliação e escolha dos candidatos devem ser imparciais. Ou seja, todos devem ter as mesmas oportunidades e serem avaliados igualmente.

Relações de amizade ou até de parentesco não devem ser utilizados como argumento para a contratação. 

Mas, infelizmente, isso muitas vezes não é uma realidade. Beneficiar uma outra pessoa por essas razões também caracteriza conflito de interesses.

Funcionário com alguma relação com empresas concorrentes

Imagine contratar um colaborador e este estar envolvido ou ligado diretamente a uma empresa concorrente? 

Sem dúvidas essa situação pode ser muito prejudicial, pois é uma brecha para o vazamento de informações estratégicas e confidenciais da organização.

Esses foram somente alguns exemplos que podem ser considerados conflito de interesses, mas existem muitos outros. Então, todo cuidado é pouco na hora contratar funcionários, fornecedores e até mesmo iniciar parceria de negócios.

Como prevenir conflito de interesses?

Uma forma de conhecer bem as pessoas e empresas antes de uma futura contratação ou parceria, é realizar uma investigação prévia.

Esse processo, que envolve coleta de dados, é capaz de fornecer informações relevantes tanto de pessoas físicas quanto jurídicas.

Ao consultar o CPF ou CNPJ em um órgão regulador, por exemplo, é possível visualizar relações societárias, parentescos, vínculos empregatícios, entre outros. 

O investimento em tecnologia 

Outra maneira de fazer essas investigações é contar com alguma solução tecnológica. Diferentemente do primeiro exemplo, que se trata de uma consulta manual, neste caso a coleta de dados é feita por uma plataforma. 

Além de tornar o processo muito mais rápido, as chances de erros são bem menores. 

Outro ponto importante é em relação ao volume de buscas. Com a tecnologia pode-se investigar centenas de pessoas e empresas ao mesmo tempo. 

Plataforma referência no mercado 

Vale ressaltar que a coleta de dados tem que ser eficiente e a partir de fontes confiáveis. O upMiner é um exemplo de plataforma que faz esse trabalho, otimizando a busca de informações.

A solução ainda conta com aplicativos específicos para demonstrar de forma gráfica relações diretas e indiretas entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos, como é o caso do upLink.

Mockup upLink

Dessa maneira, é mais fácil identificar conflitos de interesse que possam estar acontecendo.

Informações complementares para prevenção

Além de demonstrar relações, com o upMiner é possível gerar relatórios com informações detalhadas sobre um indivíduo ou organização, tais como antecedentes criminais, mídias negativas, processos na justiça, pendências financeiras, entre outros.

Conclusão 

O conflito de interesses é um problema que pode afetar qualquer negócio. Para evitar esse tipo de situação é imprescindível buscar informações sobre todos os que se relacionam com a empresa, seja direta ou indiretamente.

Ao contar com tecnologia, esse processo pode ser feito com mais rapidez, precisão e uma probabilidade de erros bem menor. 

Teste o upMiner gratuitamente

Quer conhecer melhor como funciona a plataforma upMiner? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas para solicitar um teste gratuito.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress