Solicite um teste

Confiança e credibilidade: os benefícios do compliance trabalhista

31 AGO 2021

31 AGO. 2021 / por Rômullo Martins

A relação entre empregado e empregador deve ser pautada, antes de tudo, em confiança e transparência. Mas, muitas vezes há ruído nessa comunicação, que acaba por prejudicar ambos os lados. Uma ferramenta que pode auxiliar bastante nesse processo é a implementação do compliance trabalhista. 

Neste conteúdo, falaremos de alguns benefícios que esse programa pode trazer e porque a sua empresa deve começar a investir agora mesmo. 

Cumprimento de normas e leis

Primeiramente, é preciso ressaltar que assim como os outros tipos de compliance, o trabalhista também possui a função de garantir que a empresa cumpra suas normas internas, externas, regulamentos e demais obrigações legais pertinentes ao setor. 

Entretanto, o foco aqui é nas questões que envolvem a relação de trabalho.

Como já é de conhecimento, os vínculos empregatícios não podem acontecer de qualquer forma. É necessário seguir uma série de procedimentos para que tudo funcione de forma regulamentada. 

O compliance trabalhista vem justamente para garantir que realmente tudo está sendo executado de maneira correta. 

Mitigação de Riscos 

Um dos principais benefícios desse compliance é fazer com que a organização tenha uma visão mais clara dos seus processos e adote uma postura mais preventiva.

Por exemplo, imagine que por um descuido, uma determinada empresa deixe de repassar o valor recolhido do INSS de seus funcionários à Previdência Social. 

Além de ter lidar com problemas em relação a prestação de contas no momento em que esse erro for identificado, a empresa também ficará sujeita a receber processos judiciais por parte dos colaboradores afetados.

Segundo matéria publicada pela Jácome Advocacia, essa situação pode dificultar que uma pessoa se aposente ou até mesmo solicite outro benefício como auxílio-doença.

Logo, investir em compliance trabalhista pode evitar que uma situação como essa aconteça.

Redução de custos 

Como evidenciado no exemplo anterior, muitos problemas e ações judiciais poderiam ser evitados caso as empresas tivessem uma postura diferente.

Os prejuízos nem sempre são apenas financeiros, a marca que levou anos para ser construída, pode ter sua reputação afetada.

Neste sentido, o compliance trabalhista não só contribui para redução de custos, mas também para manutenção da imagem da empresa.

Ao investir em ações preventivas, problemas maiores como fraudes e corrupção, por exemplo, podem ser identificados e resolvidos antes de ganharem grandes proporções.

Melhora no clima organizacional

Saindo um pouco das questões legais, outro ponto que também é extremamente importante para as organizações é em relação ao ambiente de trabalho. 

Dificilmente um bom profissional vai querer ficar em uma empresa que permite situações como assédio, racismo, homofobia, entre outros. 

Infelizmente isso ainda acontece com bastante frequência. 

O compliance trabalhista também tem o papel de promover um ambiente de trabalho mais saudável, isso inclui:

  • Ter uma cultura de feedback;
  • Fornecer os equipamentos necessários para a execução do trabalho;
  • Promover a diversidade e a inclusão;
  • Entre outros.

Todos esses fatores contribuem diretamente para um bom desenvolvimento da empresa. 

Confiança e transparência

São muitos os benefícios do compliance trabalhista, mas é interessante ressaltar que todos eles fazem com que haja uma melhoria nessa relação entre pessoas físicas e jurídicas.

Ao fazer esse investimento, a empresa acaba demonstrando para seus colaboradores que se preocupa com eles e está empenhada em combater quaisquer irregularidades ou situações que vão contra os valores da mesma.

Em contrapartida, os colaboradores se sentem mais à vontade em trabalhar na empresa, o que tem como consequência menos rotatividade de profissionais e maior crescimento da organização.

Conclusão 

Investir em compliance trabalhista é essencial não só para evitar problemas como ações judiciais, multas ou sanções administrativas. Essa implementação também é importante para melhorar a confiança nas relações corporativas e proporcionar um ambiente mais saudável e produtivo.

Saiba mais sobre compliance

Quer saber mais sobre este tema? Clique no link abaixo e receba o nosso e-book gratuitamente em seu e-mail!

E-book Compliance Corporativo


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress