Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como a tecnologia pode melhorar a gestão de riscos?

28 JUN 2017

28 JUN. 2017 / por adminuplexis

Na era da revolução tecnológica e do Big Data, tomar decisões de negócios sem ter como base os dados é ficar para trás. Logo, esse universo se tornou peça fundamental para as empresas otimizarem seus processos organizacionais. 

Para compreender como podemos aprimorar processos como especificamente a gestão de riscos, é necessário levantar a seguinte questão:

O que é um risco para o meu negócio?

Na maioria das vezes, o agente responsável pela identificação desse risco é o compliance officer e/ou o auditor da empresa.

Quais riscos podem existir em um negócio:

  • Fraudes;
  • Corrupção;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Conflitos de interesses;
  • Acidentes de trabalho
  • E muitos outros.

Sabemos que gerir riscos não é uma tarefa fácil, mas como todo processo, se existir um bom planejamento é possível antecipar-se a eles. Sendo assim, a tecnologia surge como agente responsável por auxiliar gestores desde o processo de planejamento até a tomada de decisão.


Recomendo a leitura do artigo: Gestão de riscos corporativos, aprenda como colocar em prática!


Estar em conformidade com normas e condutas nos leva a ter uma preocupação maior com a eficiência da gestão de riscos dentro da empresa.

Observando o cenário de estruturação de uma cultura voltada para o compliance, você sabe quais meios a tecnologia pode proporcionar aos executivos na hora de estruturar o processo de gestão de riscos? 

Leia esse artigo até o final e você saberá quais oportunidades a tecnologia já proporciona. 

O avanço da tecnologia no Mercado Legal

Com a migração de informações físicas para a internet, o Mercado Legal se tornou um grande potencial a ser atingido e com isso, começaram a surgir inúmeras soluções que vão além da gestão de riscos.

O grande valor encontrado pelo Mercado Legal na tecnologia é o fácil acesso a um universo de dados estruturados e não estruturados. Neste universo, o profissional da área pode encontrar informações jurídicas e fiscais de pessoas e empresas.

Logo, o indivíduo que levava horas ou até mesmo dias para montar um relatório de due diligence, hoje consegue fazer esse trabalho em questão de minutos e permite que a análise entregue ao seu superior esteja completa. 

Sabemos que ainda há um pequeno espaço de tempo a ser percorrido para a evolução da tecnologia nesse setor. Hoje, levamos conhecimento aos tomadores de decisão, para que assim eles definam qual a melhor resposta. Em um futuro não tão distante, a tecnologia trará respostas.

Saber quantos processos uma pessoa tem, qual o seu nível de inadimplência e se possui participações em empresas laranjas, são exemplos de informações que um auditor ou compliance officer pode ter acesso.


Leia também:


Explore a tecnologia a seu favor

Um dos maiores desafios que encontramos na hora de tomar uma decisão não é obter dados ou informações e sim, interpretá-las. Para quem lida com a gestão de riscos, é fundamental saber como decifrar as informações disponíveis.

Imagine tomar uma decisão errada que leve a sua empresa a ter um prejuízo milionário, por que você não checou corretamente que o fornecedor possuía envolvimento com corrupção?

É difícil de acreditar, mas esse problema é bastante recorrente! 

Para que isso não aconteça na sua empresa, separamos 3 dicas que podem te ajudar no processo de análise.

 

3 Dicas para o processo de análise: 

  • Antecipe fraudes e corrupção a partir do levantamento de dados

As empresas podem implementar plataformas que são integradoras de dados. 

Eu gosto da máxima de um ditado que diz: “Para entender o presente basta olhar para o passado, para ver o futuro, basta entender o presente”.

O gestor responsável pela gestão de riscos corporativos precisará se basear nesse ditado ao realizar a gestão de riscos. Afinal, imagine olhar o passado de uma empresa e ver coisas inimagináveis como:

  • Sócios envolvidos com corrupção;
  • Parcerias com fornecedores que lavam dinheiro;
  • Financiamento de grupos extremistas;
  • Processos por envolvimento com trabalho escravo;
  • Entre outros.

Recomendo que você leia: Como fazer uma consulta ficha limpa?


  •  Estruture times eficientes e evite conflitos de interesses

Para a montagem de equipes, os gestores utilizam métodos inovadores, sempre buscando o bom relacionamento entre as pessoas.

Desse modo, observamos a tecnologia sendo utilizada para:

  • Analisar o histórico de antecedentes;
  • Envolvimento em processos trabalhistas (antigos e atuais);
  • Até mesmo na análise de signos.

Por meio da checagem de colaboradores é possível prever futuros conflitos de interesse de acordo com as informações coletadas. 

O gestor de riscos deve também estar atento se na equipe que está sendo estruturada não existe pessoas com histórico de envolvimento em corrupção, lavagem de dinheiro e até mesmo crimes de violência.


Leia também: Saiba como consultar antecedentes criminais!


  • Conheça todo o histórico de uma empresa desde a sua abertura 

Ao lidar com fornecedores e clientes, é fundamental que o gestor de riscos da sua empresa faça um levantamento geral para montar o relatório de due diligence.

Existem muitas informações a serem levadas em consideração em um processo de know your customer e supplier. Os fatos mais relevantes do negócio influenciam diretamente na tomada de decisão, e eles podem ser:

  • Mudanças no quadro societário;
  • Análise de capital (crescimento);
  • Abertura de capital;
  • Notícias atreladas a mídia;
  • Processos trabalhistas;
  • E muito mais.

Ter em mãos uma tecnologia que te forneça essas informações de forma precisa e dinâmica, pode mudar a forma como um diretor toma decisões.

Como você pode perceber, a tecnologia pode ser sua grande aliada na hora de gerenciar riscos vitais para o seu negócio.

A web se tornou um imenso universo de dados, onde uma empresa pode ter acesso a informações relevantes para a construção de processos eficientes.

Não perca mais tempo realizando buscas de forma manual, automatize os processos e ganhe tempo com análises relevantes e decisões precisas. Logo, você verá que a exposição à riscos diminuirá.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.