Solicite um teste

Tudo que você precisa saber sobre o Chief Data Officer (CDO)!

25 FEV 2019
25 FEV. 2019 / por Mirella Amaral

O que é o Chief Data Officer (CDO)?

A Chief Data Officer (CDO) é um executivo sênior, responsável pela governança da organização, gestão, armazenamento e exploração das informações.

Essa gestão de dados e exploração das informações é encontrada em todos os tipos de serviços, comercializações, incluindo inteligência de negócios, mineração de dados e até inteligência artificial.

Quais são as responsabilidades do Chief Data Officer (CDO)?

Chief Data Officer devem estar sempre em busca de oportunidades para e através da análise de dados, seja predizendo tendência de consumo ou buscando como gerar novas oportunidades de receita para sua empresa.

Esses dados podem prover de Mídias Sociais, Internet das Coisas, dados estruturados e não-estruturados, toda fonte de dados é importante para o CDO.

O Chief Data Officer deve assegurar e manter os dados da melhor forma possível, o papel não responde apenas por decidir aspectos técnicos, como se mantenho a informação em um depósito de dados ou no próprio data lake.

O CDO deve entender que as informações trazidas por ele trazem um melhor entendimento sobre os ativos digitais, trazendo insights e vantagens competitivas.

Os dados são a “jóia” de uma empresa moderna, mas muitos negócios ainda não valorizam ou gerem suas informações com sucesso.

Como os CDOs asseguram uma boa estratégia de dados para suas empresas?

Alguns especialistas sugerem que alguns elementos são chave para a transformação organizacional, como: laboratórios de dados, conhecimento e valorização dos dados por parte da diretoria.

Mesmo que os desafios enfrentados pelos CDOs sejam imensos com auxílios destes elementos pode ser que haja maior aderência dos planos de contingência necessários graças a LGPD.

Chief Data Officers devem se beneficiar desses aliados para construir uma narrativa motivadora auxiliando todos os colaboradores a entenderem a importância de suas ações.

Por que o papel de Chief Data Officer é tão importante?

Dados estão se tornando cada vez mais a diferença competitiva que separa os negócios bem sucedidos ou não.

Organizações que se prendem a essa informação, tratam de mudar seu parâmetro para valorizar os dados que possuem.

A análise e exploração destes dados é muito importante em inúmeros setores das empresas, principalmente Marketing e Comercial.

Agora a segurança destes dados é a pauta da vez!

Hoje o papel principal de um CDO é construir uma estratégia de segurança que seja compatível com o LGPD e com as necessidades de sua empresa.

O principal ponto é que o Chief Data Officer deve preocupar-se em criar uma única versão da verdade, com dados seguros, consumidores e clientes satisfeitos e empresa responsável.

Vai ser um grande desafio adaptar-se a essa realidade com 175 ZB (zettabytes) disponíveis em 2025, mas é necessário enxergar esse desafio com bons olhos para que haja movimentação das empresas.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.