Solicite um teste

Como reduzir custos de compliance com a tecnologia?

10 MAIO 2017

10 MAIO. 2017 / por adminuplexis

Para otimizar alguns processos, precisamos reduzir custos!

O compliance está deixando de ser uma novidade no Brasil e, cada vez mais, estamos acompanhando as empresas que adotam o famoso plano de conformidade. Entrar nos eixos legais do compliance é um desafio que mexe com a cultura das empresas. Como gestores, na maioria das vezes estamos pensando como otimizar e reduzir os custos.

Se a sua empresa já possui área ou um programa de compliance consolidado, esperamos trazer insights preciosos e, para você que está começando, este artigo é uma ótima oportunidade para você saber como a tecnologia pode se aliar aos processos.


Recomendo a leitura: Maneiras de implementar o compliance na sua empresa


No início deste ano, a KPMG, uma das maiores empresas de consultoria em auditoria no Brasil, divulgou um relatório sobre a maturidade do compliance no país e nós vamos abordar algumas informações aqui.

Antes de nos aprofundarmos nos detalhes que abordaremos, indico a leitura do artigo: estratégias fáceis para reduzir custos com compliance.

 

Para que serve a tecnologia no compliance?

Estamos na era digital e as tecnologias que surgem nos auxiliam na otimização de processos e redução de custos em diversas etapas de um projeto.

Com o compliance não é diferente!

Informação é a nossa moeda de troca, em alguns casos, temos acesso gratuito a elas, já em outras situações precisamos investir recursos para obtê-las.

Agora você deve estar se perguntando: “Este artigo será sobre reduzir custos ou sobre investimento”?

Pode parecer contraditório, mas podemos reduzir custos realizando investimentos e cortando gastos desnecessários.

Respondendo à pergunta desse tópico, a tecnologia pode ajudar o compliance nas seguintes frentes:

  • Auditorias internas e externas.
  • Desenvolvimento de controles internos.
  • Políticas de segurança da informação.

Segundo o relatório da KPMG, apenas 10% das empresas possuem alta performance na análise de dados e tecnologia para compliance.

Outro dado importante, é o fato de 18% das empresas não possuírem nenhuma infraestrutura para extração de dados, testes e análise frequentes.

Como a tecnologia auxilia nas frentes de compliance?

Começando pelas auditorias, a melhor forma de otimizar esse processo é utilizar ferramentas que possibilitem:

  • Fornece informações sobre PF E PJ;
  • Automatizar a coleta e estruturação de dados;
  • Reduzir o tempo de pesquisas, indo em diversas bases de dados ao mesmo tempo;
  • Disponibilizar de forma contextualizada informações relevantes para a tomada de decisão.

O que podemos definir com essas informações?

  • Evolução das investigações;
  • Relações de riscos;
  • Plano de mitigação.

Partindo para o próximo processo, como podemos otimizar o desenvolvimento de controles internos e reduzir custos para a empresa a médio e longo prazo?

Abaixo, listo alguns pontos que devem ser levados em consideração na hora de escolher uma plataforma digital:

  • Fornecer monitoramento de processos sobre pessoas físicas, isso possibilita a área de RH ter mais inteligência na hora de contratar;
  • Realizar consultas sobre pessoas físicas onde pode-se avalizar os bens dessa entidade, com isso, é possível identificar e prever fraudes.

O que é mensurável e pode influenciar na tomada de decisão:

  • Eficácia do plano de ética;
  • Impacto na cultura organizacional.

É importante fazer uma observação e relatar como tudo isso que está sendo citado acima impacta no objetivo, que é reduzir custos.

Imagine ter que realizar pesquisas ou consultas manuais para obter informações sobre entidades PF e PJ. Dessa forma, você leva mais tempo e o trabalho será mais árduo. Logo, o gestor precisaria de uma pessoa para cada projeto.

Você pode notar que a tecnologia age no propósito da redução de custo, devido ao fato que uma plataforma tem a capacidade de automatizar diversas etapas, permitindo que os analistas e gestores façam análises rápidas e decisões precisas.


Recomendamos a leitura: 7 estratégias para aplicar um programa de integridade na sua empresa.

 

Não espere para aderir a tecnologia em seu compliance!

A upLexis, é uma empresa que fornece uma solução que extrai dados da web, estrutura e os disponibiliza de uma forma organizada. A fim de que as informações estruturadas, formem um contexto válido para a empresa contratante.

Atendemos diversos clientes que nos procuraram, após levar grandes prejuízos financeiros.

Logo, os mesmos reconheceram que se tivessem realizado consultas sobre as entidades por meio da nossa plataforma, esses prejuízos poderiam ter sido evitados.

Agora, consegue imaginar este cenário em uma empresa global?

O impacto na receita seria enorme e os prejuízos trariam consequências negativas para a marca no mundo.

Focar na redução de custos é importante, porém, ter processos redondos que sejam otimizados por meio da tecnologia é melhor ainda.

Quando falo de reduzir custos, a nossa mente já processa essa informação tentando garantir melhorias à curto prazo.

Em alguns casos, a implementação da tecnologia em programas de compliance e áreas afins, podem trazer resultados no curto prazo.

Nós recomendamos que se trabalhe com uma margem de retorno de médio a longo prazo.


Recomendamos a leitura do artigo: Como tomar decisões baseadas em dados?


Enfim, esperamos ter conseguido transmitir que a tecnologia é realmente uma grande aliada na hora de otimizar processos, desenvolver projetos e reduzir custos.

As pessoas são peças fundamentais em qualquer etapa. Porém, se investirmos no colaborador certo e disponibilizarmos as ferramentas ideais, veremos retornos significativos na receita do negócio.

Conheça a nossa plataforma, o upMiner, e veja como ele pode te ajudar na construção de um programa de compliance e na otimização dos custos operacionais.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress