Solicite um teste

Para não correr o risco de perder o jogo, invista em compliance nos esportes!

11 NOV 2019

11 NOV. 2019 / por Isadora Soliani

Após vir à tona inúmeros casos de propina, lavagem de dinheiro e outros crimes envolvendo o meio dos esportes, está sendo cada vez mais necessário o investimento em compliance a fim de garantir uma maior transparência. 

Mas, você sabe o por que desse setor atrair tantos escândalos de fraudes e corrupção?

Pegamos como exemplo de caso, a Olimpíada que aconteceu no Rio de Janeiro em 2016, onde houve o repasse de propina, fraude de licitações e um gasto de mais de 100 milhões para a manutenção de instalações esportivas com o dinheiro público.

Há algumas décadas, políticos e grandes empresários passaram a considerar eventos deste porte um negócio bilionário. Isto porque os valores envolvidos em transações de atletas, patrocínios e investimentos do setor público são gigantescos. Logo, esta seria a grande oportunidade de ganhar rios de dinheiro de forma “fácil” e desonesta.

 

Vantagens de se adotar programas de compliance no esporte 

Os avanços dos programas de compliance no Brasil e nas grandes empresas está impulsionando o tema no setor dos esportes também, o que pode ser muito benéfico na parte de prevenção à casos como a corrupção, fraudes e conflitos de interesse. 

Trazer mais transparência e profissionalismo ao esporte, proteger e agregar valor às instituições esportivas são outras vantagens em se adotar uma boa gestão de compliance

O Pacto do Esporte, você sabe o que é?

Com o intuito de proporcionar mais segurança aos patrocínios e melhorar os resultados no esporte, o Pacto pelo Esporte foi firmado entre empresas, após mais de um ano de trabalho para organizá-lo. 

A ideia da construção deste documento surgiu a partir da necessidade de revisão das regras de compliance para os patrocínios das empresas às entidades do esporte. Dessa forma, muitas organizações estão contribuindo com a melhoria do ambiente esportivo, através da criação de novas alternativas de gestão e governança. 

Due Diligence 

Outra prática de compliance esportivo que pode ser adotada é a due diligence. Com ela, é possível uma investigação completa das empresas que estão envolvidas no processo de patrocínio e transações. 

A prática completa busca analisar todos os setores de uma empresa. Ela é utilizada também para garantir um melhor entendimento sobre riscos e oportunidades em situações de: abertura de capital, aquisição, fusão, venda, parcerias e para ter uma visão ampla do seu próprio negócio. 

A prática correta da Due Diligence permite que a empresa tenha um tesouro em mãos. A partir deste processo, ela poderá ter uma avaliação minuciosa que engloba desde aspectos financeiros, jurídicos e imobiliários até a imagem da empresa no mercado. 

No setor de esportes, aplicar a Due Diligence é imprescindível. Afinal, este é um setor onde se realizam muitos negócios entre empresas. 

 

Com o intuito de te ajudar a implementar práticas de compliance, separamos este e-book bastante completo em relação à conteúdo. 

Desenvolva o compliance em sua organização


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress