Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Mercado Imobiliário 4.0

06 JAN 2020

06 JAN. 2020 / por Isadora Soliani

Nova situação do mercado imobiliário 

A partir do final de 2018, o mercado imobiliário começou a se recuperar da grande crise que assolou o setor nos últimos anos. Especialistas chegam a afirmar que para 2020 a expectativa é de juros mais baixos, maior abertura de financiamentos bancários, um ambiente mais seguro juridicamente e aumento no poder de compra dos brasileiros. 

Segundo os Indicadores Imobiliários Nacionais, elaborados pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), as vendas de imóveis contabilizadas no segundo trimestre de 2019 apresentaram um aumento de 16% em relação ao mesmo período do ano anterior. E em relação ao semestre, o aumento foi de 12,1%. 

Outro dado bastante significativo, refere-se às captações imobiliárias. Desde o mês de julho de 2019, seis incorporadoras e construtoras conduziram cerca de R$ 3,8 bilhões em novas ofertas de ações para investir em novos projetos comerciais e residenciais.

A expectativa alta para o setor nos próximos anos está fazendo com que os empresários e investidores invistam cada vez mais em compliance e tecnologia. Neste artigo, iremos nos aprofundar nestes dois temas do setor imobiliário. 

Porque investir em compliance neste setor? 

Garantir a ética, transparência, integridade e trazer mais lucros são os pontos principais, mas, vale ressaltar que o investimento em compliance pode trazer muitos outros benefícios. 

No ramo imobiliário, a verificação ou checagem de terceiros, pode ser muito benéfica, pois consegue evitar diversos tipos de golpes e diminuir a taxa de inadimplência.Consequentemente, ao ter em mãos dados financeiros, comerciais, criminais, entre outros, pode-se prever com maior facilidade e garantia os riscos envolvidos em uma transação. 

Outra característica importante do compliance no setor imobiliário, é a de manter a regularidade dos atos internos e externos da empresa em questão, o que pode ser considerado um grande diferencial. Afinal, o ambiente imobiliário está repleto de irregularidades, fraudes e aparências de ações desprovidas de integridade. 

Portanto, podemos enumerar alguns dos principais benefícios de aplicar um programa de compliance neste setor, sendo eles: 

  • Garantir ética, transparência e integridade
  • Crescimento reputacional 
  • Captação de investimentos 
  • Manter a conformidade e regularidade das normas e ações
  • Formalização de um contrato dentro dos parâmetros legislativos
  • Prevenção contra riscos e fraudes 
  • Redução de custos (fraudes, multas e indenizações) 

Qual o papel da tecnologia no mercado imobiliário?

A tecnologia no ramo imobiliário está presente, tanto na parte de otimização dos programas de compliance, quanto em outras atividades. Como por exemplo: o monitoramento de regiões estratégicas para o negócio em questão e a gestão e monitoramento de todos processos. 

Por conta dos altos investimentos do setor em tecnologia, a facilidade trazida pela mesma e a expectativa de grandes melhorias a curto e longo prazo, foi denominada essa nova “fase”, como “Mercado Imobiliário 4.0”. 

O que caracteriza o “Mercado Imobiliário 4.0”? 

  • Cliente digital: Os clientes buscam ser atendidos com agilidade e esperam assertividade por parte da imobiliária ou empresa do ramo; 
  • Corretor acostumado com as novas ferramentas para buscar leads, otimizar, acompanhar e metrificar processos; 
  • Comunicação Inbound: Entregar informações como dados sobre cidades, bairros, financiamento imobiliário, opções de decoração, entre outras, geralmente estabelece uma relação de confiança e pode gerar interesse no prospect em conhecer a imobiliária ou o negócio em questão; 
  • Gestão e controle de processos, através de softwares ou plataformas; 
  • Programa de compliance automatizado. 

Como forma de complementar este conteúdo, separamos um e-book sobre compliance corporativo com algumas dicas e pontos não trabalhos neste artigo.

Desenvolva o compliance em sua organização


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.