Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Índice de Transparência Internacional diminui e alerta empresas sobre compliance

12 FEV 2020

12 FEV. 2020 / por Isadora Soliani

Índice de Transparência Internacional preocupa o país 

Na última semana de janeiro foi liberado o resultado da pesquisa de Transparência Internacional e, infelizmente, o Brasil se encontra na 106ª posição no Índice de Percepção da Corrupção, fato bastante preocupante para o país, visto que, este é o 5º recuo consecutivo (pior resultado dos últimos 7 anos). 

Como essa notícia impacta negativamente o Brasil? 

Um dado como esse traz insegurança para os investidores estrangeiros, que acabam fugindo de países com alta percepção de corrupção e, cada vez mais, passam a valorizar os que investem em leis anticorrupção e empresas com programas de compliance. 

Felizmente, apesar do dado ser negativo, a mesma pesquisa aponta que o setor privado está reagindo positivamente à demanda por ética e transparência devido à implementação de programas e práticas de compliance, principalmente. 

De que maneira o compliance atua contra a corrupção? 

Um programa de compliance efetivo garante que as empresas ajam de acordo com as normas e leis, como Anticorrupção, por exemplo. 

Além disso, ao implementar um programa de compliance, as organizações deverão adotar rígidos padrões de ética e conduta, os quais incentivam os colaboradores a agirem de forma transparente. 

Práticas eficazes contra a corrupção dentro de empresas

Canal de denúncia, Due Diligence, Background Check, KYC, KYP, KYE, código de conduta, são algumas das práticas indispensáveis em um programa de compliance e que também auxiliam na prevenção contra atos ilícitos, como a corrupção. 

O Canal de Denúncias, por exemplo, é o principal meio de comunicação de desvios que vão contra a conduta da empresa. Segundo informação divulgada pela LEC, 40% das descobertas de irregularidades são feitas por meio dele. 

Todas as práticas que envolvem a checagem, análise ou investigação, tanto de pessoas jurídicas, quanto pessoas físicas, agem como uma ferramenta de combate a corrupção. Afinal, nos dias de hoje, os dados são utilizados como diretrizes para qualquer processo de tomada de decisão.

O novo Canal de Denúncias de Sergio Moro

Esse processo é tão efetivo no combate à corrupção, que o ministro Sergio Moro criou um Canal de Denúncias eletrônico para receber denúncias de atos ilícitos. 

Para acessar a ferramenta, basta o indivíduo entrar no site do Ministério da Justiça e Segurança Pública e fazer a sua denúncia, após isso, ela será encaminhada para a apuração e serão tomadas as devidas providências. 

O objetivo de Moro com essa nova prática é de ampliar a comunicação direta entre o as empresas e o governo na prevenção contra a corrupção e lavagem de dinheiro

 

Com o intuito de complementar este conteúdo, separamos um conteúdo específico sobre fraudes e tecnologia a fim de te ajudar na prevenção.

O papel da tecnologia no combate à fraudes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.