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Evite fraudes no setor de turismo com compliance

27 SET 2019

27 SET. 2019 / por Isadora Soliani

O turismo no Brasil 

O turismo é um dos setores mais importantes para a economia de várias regiões do Brasil. Hoje, ele emprega cerca de 6 milhões de pessoas e, segundo pesquisa realizada pelo IBGE, o setor demonstra crescimento de 4,4% durante o mês de julho deste ano em relação ao mesmo período de 2018. 

Sabemos que com a alta taxa de desemprego, instabilidade econômica e política que assolam o país, é fundamental que se invista cada vez mais em melhorias a fim de tornar o meio mais atrativo e rentável. 

Fraudes são um grande desafio do setor 

Infelizmente, assim como os meios financeiros e o varejo, o turismo também tem sido vítima de inúmeras fraudes. 

Como exemplo recorrente de caso, temos fraudadores que se passam por agências de viagem com preços bastante atrativos e os compradores só descobrem que foram vítimas de uma fraude no momento do embarque. 

Fatos como o citado anteriormente, acontecem todos os dias e são expostos nas redes sociais, o que aumenta a visibilidade e faz com que o consumidor passe a exigir mais segurança e garantias das empresas de turismo. Logo, é necessário que os empresários do ramo pensem em modelos eficazes de análise de riscos, controle, gestão e prevenção. 

Compliance e tecnologia como meio de prevenção 

Práticas e soluções de compliance surgem como um meio para evitar fraudes e garantir o cumprimento de normas, legislações e uma conduta ética por parte das empresas. 

Alguns exemplos de controles eficazes de compliance em prevenção de riscos:

  • Análises de crédito dos consumidores e empresas parceiras;
  • Criar uma política de treinamentos em equipe com assuntos relacionados à ética e crimes fraudulentos dentro da empresa;
  • Adotar uma cultura que preza pela importância da denúncia em casos de suspeitas em crimes e fraudes;
  • Checagem de terceiros, através de uma plataforma que traz dados importantes cadastrais e ficha criminal de todos que têm algum tipo de ligação com a empresa;  
  • Monitorar ações de colaboradores a fim de evitar riscos e fraudes;
  • Práticas de prevenção à lavagem de dinheiro;
  • Implementar uma base de dados para controle e gestão de vendas, fornecedores, colaboradores e clientes;
  • Verificar o mercado e a concorrência por meio de uma base de dados.
Tecnologia

As plataformas, softwares e processos automatizados permitem a redução no tempo consumido em atividades que antes eram manuais, através do uso de um grande volume de dados. Logo, os gestores do negócio conseguem consultar de forma automática um alto número de fontes no menor tempo possível.  

É também uma grande característica desse tipo de ferramenta, a possibilidade de acesso em centenas de fontes de conhecimento disponíveis na internet, bureaus de crédito e bases de dados proprietárias, processando e cruzando milhares de informações sobre empresas e pessoas em tempo real. 

Outra função das soluções tecnológicas, é a possibilidade de integração entre as plataformas e outros sistemas já implantados, o que facilita a adoção de processos e soluções eficazes. 

Sendo assim, podemos concluir que o empresário do setor de turismo deve buscar dinamismo em relação às fraudes, só assim ele conseguirá diminuir os níveis sem impactar a receita.


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