Solicite um teste

Saiba como consultar antecedentes criminais

30 JAN 2019

30 JAN. 2019 / por adminuplexis

Você sabia que as empresas podem consultar antecedentes criminais de candidatos concorrentes a um processo seletivo?

Elas não podem pedir o documento de certidão negativa de antecedentes criminais, pois exigi-lo ao candidato pode ser considerado uma atitude discriminatória e gerar algum tipo de desconforto ao mesmo. 

Sabemos que o processo investigativo que empresas realizam para traçar um perfil do futuro colaborador e antever possíveis riscos não é mais segredo.

Neste artigo, listaremos algumas formas de consulta de antecedentes criminais, a fim de otimizar a gestão de recursos humanos para as empresas encontrarem melhores candidatos. 

Por se tratarem de dados públicos, a internet é o meio mais utilizado para encontrar as informações necessárias, pois minimiza o tempo e o desgaste de esperar alguns dias para receber a informação necessária.

Após essa breve introdução, vamos ao que realmente interessa para as organizações:

Onde podemos consultar antecedentes criminais e como fazer isso?

Quatro locais que se pode consultar antecedentes criminais: 

Uma vez que a certidão negativa de antecedentes criminais for considerada uma informação pública, equipes de RH podem utilizar a internet para realizar a verificação, otimizando tempo e obtendo a informação de forma simples. 

A informação é praticamente instantânea quando consultada pela internet, mas alertamos que em alguns momentos será necessário comparecer em fóruns e tribunais.

Pensando nisso, listamos os locais que podem ser utilizados para consultar antecedentes criminais, sendo três deles através da internet.

1. Fóruns criminais

A obtenção de certidões de antecedentes criminais por meio de fóruns pode ser um tanto desgastante se você precisar se locomover até o local. 

Os fóruns são estaduais, então caso opte por obter informações de uma pessoa que se encontra em outro estado, pode levar um certo tempo para isto.

Infelizmente, os fóruns não disponibilizam a consulta de antecedentes criminais pela internet, complicando a entrega deste dado. 

A empresa deverá solicitar as certidões de distribuição, de objeto e informar o estágio do processo.

É importante ressaltarmos que a pesquisa será restritiva e só abrangerá a comarca do estado.

2. Secretaria de Segurança Pública do Estado

O site da secretaria da segurança pública é bem simples e direto, você precisa estar munido de alguns dados da pessoa que deseja consultar antecedentes criminais e recebe a informação de forma rápida:

Os dados necessários para a consulta são:

  • Nome Completo;
  • RG;
  • Data de expedição do RG;
  • Data de nascimento;
  • Sexo;
  • Nome completo da mãe;
  • Nome completo do pai. 

O benefício de realizar consulta online é que a disponibilidade da informação é imediata.

Os dados disponibilizados pelo site são retirados do banco de dados do IIRG (Instituto de identificação Ricardo Gumbleton Daunt).

3. Departamento da Polícia Civil/ Federal

Para solicitar a certidão negativa de antecedentes criminais através dos departamentos de polícia do país é bem simples, seguindo o modelo da secretaria do estado, a solicitação pode ser feita online.

O mais interessante é que você pode entrar no site dos departamentos estaduais e solicitar as informações necessárias, não limitando-se a pesquisar apenas a informação de um estado.

Para solicitar a certidão negativa, é necessário ter em mãos os dados:

  • Nome completo, da mãe e do pai;
  • RG / CPF;
  • Estado;
  • Cidade;

A praticidade em adquirir a informação de forma remota gera economia de tempo e de custo, uma vez que não há deslocamento.

4. Poupatempo

O Poupatempo é um programa disponibilizado pelo governo do estado de São Paulo para facilitar o acesso da população aos serviços públicos.

Por sua abrangência nacional, o Poupatempo é mais um recurso que as empresas podem utilizar para emitir uma certidão de antecedentes criminais de pessoas participantes de um processo seletivo.

A solicitação pode ser realizada através do site Poupatempo e será necessário ter em mãos os dados abaixo para que a solicitação aconteça.

Os dados são:

  • RG;
  • Documentos legíveis – sem manchas, sem rasuras, sem rasgos;
  • RG do procurador – Original ou cópia;
  • Procuração original.

Lembrando que ao ter esses dados em mãos, a informação é disponibilizada de imediato.

Consultar antecedentes criminais é uma prática que as empresas precisam realizar por si só, pois como dissemos acima, pedir para o candidato apresentar uma certidão negativa pode ser considerado uma discriminação.

Sabemos que a internet é bastante prática para se obter informações, mesmo assim, para organizações de porte maior que realizam inúmeras checagens diariamente, sugerimos o investimento em uma plataforma de mineração de dados.  

O upMiner: solução capaz de fornecer diversos dados em tempo real 

Tanto antecedentes criminais, quanto dados sobre processos, bens e imóveis, ficha cadastral em nome de pessoa física ou jurídica são trazidos pela plataforma upMiner. 

Através dela, equipes de RH e compliance (principalmente) conseguem otimizar as atividades envolvendo a coleta, pesquisa e análise de dados. A economia de tempo e redução de custos operacionais são as principais vantagens de se implementar a solução em empresas, além da relevância das informações fornecidas que podem trazer mais assertividade as tomadas de decisões. 

Portanto, utilizar o upMiner como plataforma de mineração de dados irá poupar os analistas/gestores/diretores de terem que ir atrás da informação, pois ela será trazida pelos relatórios analíticos personalizados da plataforma. Além disto, a solução conta com mais de 1900 fontes (nacionais e internacionais) atualizadas para deixar os processos mais completos e as pesquisas mais profundas. 

Quer entender na prática como funciona o upMiner? 

Solicite um teste gratuito com nossa equipe do comercial! 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress