Solicite um teste

Compliance traz melhorias para o setor de transportes

24 SET 2019

24 SET. 2019 / por Isadora Soliani

O setor de transportes precisa de melhorias 

O setor de transportes é um dos meios que domina a economia do Brasil, correspondendo a cerca de 12% do PIB do país. Portanto, é muito importante falarmos sobre compliance e soluções tecnológicas a fim de aprimorar cada vez mais o setor. 

Infelizmente, quando falamos sobre o tema transportes no Brasil, logo vem à nossa cabeça a diferença em infra estrutura comparada aos países desenvolvidos, como a Alemanha e Estados Unidos. 

A Alemanha, ocupa a liderança internacional em termos de transporte e logística, pois seus serviços acontecem mediante planejamento, controle, investimentos em compliance e tecnologia por parte das empresas. 

Por mais que estejamos distante do modelo de transporte e logística alemão, sabemos que hoje há muitas soluções inovadoras para os problemas que assolam o setor. 

Dificuldades do setor de transporte e logística: 

  • Impostos altíssimos
  • Tributação 
  • Estradas em péssimo estado 
  • Frotas antigas 
  • Roubos de carga 
  • Negligências 

Colocamos em tópicos, apenas algumas das inúmeras dificuldades que transportadoras, caminhoneiros e outros profissionais do setor têm todos os dias.

 

Qual o papel do compliance no setor de transportes/logística? 

O compliance permite que se haja o cumprimentos das normas dos segmentos e traz eficiência à muitas atividades. Sejam elas de controle, gestão ou preventivas.  

Nos dias hoje, quando falamos em processos de compliance, sabemos que a tecnologia deve ser utilizada para otimizar os mesmos. 

No caso de transportes e logística, temos diversas práticas que aliadas à tecnologia podem ajudar diversos setores. 

Como por exemplo, a gestão de risco. Algumas atividades desse departamento podem ser otimizadas com a automação de coleta de dados, que propicia o levantamentos de informações precisas retiradas em fontes públicas e privadas de dados disponíveis na web. Tais dados podem ser utilizados para diversas ações. 

A checagem de terceiros, também é um modelo de prática de compliance bastante útil para o setor. Afinal, para uma transportadora, a contratação é de suma importância, pois são eles que terão, em sua responsabilidade, toda a mercadoria negociada pela companhia. Logo, realizar uma “investigação” para garantir a integridade dos escolhidos  é fundamental para prevenir futuras fraudes e riscos. 

O planejamento da logística de um projeto também deve envolver o setor de compliance. Desde a captação de recursos, rotas escolhidas, normas de segurança, recebimento e controle de mercadorias

Ou seja, para alcançar um setor de transportes e logística mais eficiente no Brasil, é necessário que as empresas tenham consciência da necessidade de se implantar o compliance e investir em recursos tecnológicos a fim de otimizar seus processos e melhorar a rentabilidade do negócio. 

Para facilitar o seu entendimento sobre a prática de checagem de terceiros, preparamos um E-book em formato de manual.

Manual de conhecimento de terceiros

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress