Solicite um teste

Compliance pode evitar tragédias na construção civil

13 FEV 2019

13 FEV. 2019 / por Felipe Ribeiro

Com o Brasil ainda de luto pelas tragédias de Mariana e, mais recentemente, Brumadinho, muito se questiona sobre o nível da nossa fiscalização em obras de grande porte.

Com as buscas ainda em andamento, o rompimento da barragem no complexo do Feijão pode se tornar o maior desastre deste tipo no mundo, ultrapassando as 300 mortes.

A população exige respostas e punições, mas, tão importante quanto essas medidas, é poder impedir que novas catástrofes ocorram. E o compliance será um grande aliado das autoridades e órgãos reguladores nessa missão.

Compliance e ética na construção civil vão muito além de uma consciência tranquila. Afinal, organizar a performance baseada em normas também garante destaque e reconhecimento no mercado.

Realizar as atividades de forma correta e dentro das regras é o caminho mais seguro na conquista por resultados. Além disso, através da garantia sobre os requisitos de compliance e ética, é possível transmitir segurança e confiabilidade, sobretudo aos stakeholders.

Na construção civil, surgem vários desafios para se manter uma postura ética. Muitas vezes a segurança e a qualidade podem ser trocadas por um “encaixe” no orçamento.

O barato pode sair bem caro e a falta de uma boa conduta pode estar presente inclusive em processos internos da organização, que deveriam seguir princípios de acordo com as normas. Por exemplo:

  • Saúde e segurança do trabalho;
  • Leis previdenciárias;
  • Prazos para entrega de projetos;
  • Excelência sobre o produto final.

A maneira mais eficaz de combater desvios de compliance e ética na construção civil é utilizar métodos e tecnologias que auxiliem no cumprimento dos requisitos, além de desenvolver uma cultura voltada à ética corporativa. Uma constante fiscalização, ainda mais em obras e campos como minas, por exemplo, são mais do que essenciais.

O investimento não apenas em tecnologia e sistemas, mas também em mão de obra qualificada pode parecer simples, mas garante que esses processos sejam seguidos, evitando maiores problemas e salvando vidas.

Casos como o de Brumadinho, em que a barragem não era utilizada desde 2015, nos trazem não somente as respostas que precisamos com relação ao compliance em obras deste porte, mas também as medidas a serem tomadas como precaução.

Você quer conhecer mais sobre planos de contigência e atitudes que tomadas em Compliance podem salvar seu negócio? Leia mais aqui!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress