Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Compliance: nova regulamentação para instituições financeiras

11 FEV 2020

11 FEV. 2020 / por Isadora Soliani

Bacen cria novo regulamento para prevenção à “lavagem de dinheiro” em instituições financeiras

Com o objetivo de aprimorar a regulamentação e as práticas contra corrupção, lavagem de dinheiro, ocultação de bens e financiamento de terrorismo, o Bacen, publicou no Diário Oficial da União, a Circular 3.978/2020, no dia 23 de janeiro de 2020. 

Para as instituições financeiras, isso significa: 

O governo irá ser mais incisivo em relação à essa regulamentação, exigindo controles aperfeiçoados, novas práticas de checagem e validação de informações. Além disso, será necessário realizar avaliações internas de riscos específicos a fim de prever e mensurar o risco de utilização dos produtos e serviços nas práticas de lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo.

Verificação dos clientes terá mais exigências 

Outro ponto deste regulamento, é que as práticas destinadas a conhecer os clientes (KYC) também terão mais exigências e novos métodos de verificação. Como, por exemplo: agora será necessário que haja a identificação, qualificação e classificação do consumidor, por meio da coleta e análise de dados. Todos os processos devem ser reavaliados de forma contínua e permanente, de acordo com a evolução da relação de negócio e do perfil de risco do cliente. 

Checagem e monitoramento de PEP’s 

A verificação e acompanhamento de Pessoas Expostas Politicamente (PEP) também deve passar por um monitoramento, seleção e análise de ações dos mesmos com suspeita de lavagem de dinheiro ou financiamento do terrorismo. 

Checagem de terceiros (funcionários, parceiros e prestadores de serviços) 

Esta circular prevê, ainda, a obrigatoriedade de as instituições adotarem práticas para conhecer os seus funcionários, parceiros e prestadores de serviços terceirizados, incluindo procedimentos de identificação e qualificação dos mesmos.

Monitoramento de controles e processos 

Outra obrigatoriedade desta nova circular é a de avaliação e monitoria de todos processos referentes à controle internos, com a intenção de elaboração de um plano de ação determinado a solucionar algum tipo de deficiência ou risco identificado.

Onde entra o compliance nesta regulamentação? 

Com a publicação desta nova circular fica cada vez mais evidente a necessidade de se implementar um programa de compliance nas instituições financeiras, a fim de cumprir com as regulamentações necessárias e as práticas exigidas. 

Características de um efetivo programa de compliance: 

  • Modelo de governança estruturado 
  • Políticas claras 
  • Padronização de processos 
  • Processos de gestão, controle e prevenção de riscos 
  • Canal de denúncias
  • Treinamentos e boa comunicação entre todos da empresa

Qual o papel da tecnologia no contexto? 

A tecnologia pode ser considerada um pilar importantíssimo para o desenvolvimento de um bom programa de compliance.  

Com um sistema de melhor desempenho que automatize parte das atividades, as chances são bem menores de que alguma atividade ilícita passe batida. Sendo assim, as soluções tecnológicas permitem que gestores otimizem seu tempo e reduzam custos com grandes equipes. 

upMiner

A plataforma upMiner pode ser bastante útil nesta etapa de reestruturação de processos de verificação e checagem de terceiros pelas instituições financeiras. Afinal, ela é desenvolvida especialmente para otimizar este tipo de atividade, fazendo com que o gestor tome decisões de risco de forma assertiva e ágil.

Com base em mais de 1.900 fontes de dados nacionais e internacionais, a solução gera relatórios analíticos e personalizados, que podem ser utilizados para práticas de Due Diligence, Background Check, Checagem de Terceiros, Auditoria, entre outros.

Outra característica importante da plataforma é que ela possui uma funcionalidade de monitoria, onde você pode ter facilidade na gestão de processos, a partir da escolha de acompanhamento de um CPF ou CNPJ por um período de tempo estipulado.

Para conhecer mais das funcionalidades do upMiner, entre em contato com o nosso time comercial e agende um teste grátis.

Separamos também um e-book sobre o papel da tecnologia no combate à fraudes.

O papel da tecnologia no combate à fraudes

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.