Solicite um teste

Compliance nas PME’s: entenda porque é tão necessário 

27 AGO 2020

27 AGO. 2020 / por Isadora Soliani

Você sabia que o Brasil é um dos países que possui número recorde de ações trabalhistas

Dados recentes alarmantes: 

De janeiro a outubro de 2019, segundo foi divulgado pelo Tribunal Superior do Trabalho (TST), o total de processos trabalhistas estava em 1,5 milhão.

Neste ano, com a pandemia do coronavírus as ações trabalhistas estão perto de bater a marca expressiva de R$ 2 bilhões. O informação é do Termômetro covid-19 da Justiça do Trabalho. 

Esse é um dos principais argumentos que evidenciam a necessidade de se implementar um programa estruturado de compliance nas pequenas e médias empresas. Afinal, com a adoção das práticas corretas é possível que a organização consiga garantir o cumprimento das leis, se tornando mais transparente perante o mercado, além de trazer também mais segurança aos seus colaboradores, evitando processos, multas e sanções. 

Outro ponto importante, quando falamos na implementação de práticas de compliance em PME’s, é a capacidade que elas têm de otimizar processos e controles internos, trazendo inúmeras vantagens às empresas. 

  • Ambiente de trabalho saudável e ético; 
  • Redução de custos operacionais;
  • Menor rotatividade em relação às contratações (candidatos mais inclinados aos valores da empresa); 
  • Atuação preventiva contra riscos
  • Propicia uma maior segurança aos colaboradores; 
  • Diminuição dos prejuízos financeiros relacionados à corrupção, fraudes, lavagem de dinheiro, roubos, ações trabalhistas, entre outros; 
  • Reflete uma imagem extremamente positiva, séria e ética da organização frente a investidores, parceiros, clientes e o mercado como um todo.

Um aspecto sobre os processos de compliance é que a maioria deles tem como característica a coleta e análise de uma quantidade massiva de dados a fim de garantir a idoneidade dos relacionamentos da empresa.

Auditorias, background check, checagem de terceiros e due diligence são alguns exemplos de práticas comuns em programas de compliance que exigem uma averiguação completa de dados sobre pessoas físicas ou jurídicas.

Solução de mineração de dados para fornecer essas informações valiosas

Como dito anteriormente, implementar essas ações é extremamente benéfico para as PME’s, visto que, elas são capazes de antever riscos e diminuir impactos financeiros negativos.

Portanto, investir em uma plataforma de mineração de dados completa é uma ótima solução para empresas terem acesso fácil a dados relevantes e otimizar práticas de compliance que envolvem verificações de antecedentes comerciais, financeiros ou judiciais sobre pessoa física ou jurídica.

O upMiner

Realiza o trabalho de fornecer à equipes informações valiosas em formatos de relatórios analíticos através dos aplicativos presentes na plataforma.

As fontes utilizadas pela solução são atualizadas e de extrema relevância, alguns exemplos são:

Boa Vista SCPC, Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), LexisNexis, Dow Jones, entre outras.

Cada aplicativo (existem mais de 16) possui finalidades específicas e tem como característica principal serem bastante intuitivos, o que facilita a busca por informações dentro deles por parte do usuário.

Alguns exemplos de apps presentes dentro da plataforma: 
  • Balanço Patrimonial;
  • Certidões;
  • Comparador Societário;
  • Diários Oficiais;
  • Dossiês;
  • upLink;
  • upMap;
  • upFlag;
  • Validador de RG;

Outro diferencial do upMiner é que ele conta com diversos tipos de planos que se adequam ao orçamento de pequenas empresas à grandes companhias.

Quer saber mais sobre a plataforma?

Solicite um teste gratuito com a nossa equipe do comercial!

Desenvolva o compliance em sua organização

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.