Solicite um teste

Como se transformar em uma empresa ética perante o mercado?

09 JUN 2020

09 JUN. 2020 / por Isadora Soliani

Compliance tem uma importância única nessa questão! 

Primeiramente, vale ressaltar que a palavra compliance vem do verbo em inglês “to comply” que significa estar aderente às regras, normas e regulamentos as quais a instituição está sujeita. Por conta disto, podemos concluir que um programa de compliance é fundamental em qualquer empresa que busca agir de maneira ética e transparente perante o mercado. 

O Setor da Saúde, por exemplo, está inclinado a ter muitas regras (internas e externas) a serem seguidas visto que lida com a vida de seres humanos, podendo provocar erros irreparáveis caso protocolos não sejam cumpridos à risca. Processos, indenizações e multas são bastante comuns em instituições que não possuem um programa de compliance adequado. 

Já nos meios financeiros, o problema mais comum que leva os bancos a investir um alto valor em compliance está ligado principalmente aos atos de corrupção, conflitos de interesse e fraudes. Problemas que podem gerar prejuízos de milhões e ainda acabar com a reputação da marca, através da exposição na mídia. 

Como último exemplo, temos as indústrias, as quais possuem uma grande preocupação com as fraudes (furtos, roubos de carga, falsificação, adulteração de produtos, entre outras). O compliance neste meio se torna fundamental na parte de conhecimento de terceiros, ou seja, através das práticas corretas é possível que as empresas sejam capazes de prever riscos e diminuir as ocorrências de golpes. 

Os meios que citamos acima têm como finalidade evidenciar as diversas dores que um programa de compliance é capaz de sanar, além de garantir o cumprimento das leis e normas necessárias.

Como otimizar um programa de compliance para garantir uma postura ética e prever riscos futuros? 

De olho em inovações

A alta gestão e a área de compliance da organização devem estar acompanhando as métricas dos processos e de olho em soluções que possam automatizar os mesmos. Afinal, como a maioria dos meios, o compliance está sempre em constante evolução a fim de alcançar a sua excelência. 

A mineração de dados é em exemplo de tecnologia que tem chamado a atenção dos profissionais de compliance, pois ela é capaz de otimizar o tempo das equipes em análises e pesquisas que antes poderiam levar dias.

No tópico a seguir, aprofundaremos em uma ferramenta bastante conhecida no meio e todos os seus benefícios para o setor.

A par de todas as leis, normas e regulamentações do setor

Esse é outro ponto importante, pois em qualquer tipo de mudança em relação à novas leis, por exemplo, é fundamental que o programa de compliance se adeque a fim de garantir o cumprimento, evitando possíveis penalidades. 

Investimento em comunicação e treinamentos de compliance

É essencial para que os colaboradores se adequem às regras, normas e processos estipulados pela organização no seu Código de Conduta Ética. Além disso, é comprovado que ao estimular essa nova postura, os funcionários se sentem mais aptos à denunciar qualquer tipo de ação que vá contra os novos ideais. Dessa forma, é possível mitigar riscos, tais como: corrupção, lavagem de dinheiro, uso de propina, fraudes, conflitos de interesse, entre outros.

Escolha de práticas que façam sentido 

Entender o mercado, as leis e as dores é fundamental para escolher processos que façam sentido e saber onde deve ser investido mais dinheiro na otimização dos mesmos.

Uma prática bastante eficaz e comum em todos os setores é a checagem de terceiros, pois ela é capaz de prever inúmeros riscos, através da análise completa de dados de uma pessoa física ou jurídica que tenha ou busque ter um relacionamento com a empresa.

Plataforma upMiner: ferramenta essencial na melhoria de processos de compliance

É uma plataforma especializada em mineração de dados que tem como principal objetivo trazer informações relevantes para otimizar processos dos mais diversos tipos.

Além das 1900 fontes nacionais e internacionais, o upMiner conta com mais de 16 aplicativos que têm finalidades diversas para atender as necessidades dos clientes. Portanto, processos como: busca por conflitos de interesse, prevenção à lavagem de dinheiro, análise de histórico empresarial, checagem de terceiros, visualização de mapas gráficos do mercado, entre outros, são supridos pela plataforma.

Quer saber mais detalhes sobre a plataforma?

Não deixe de entrar em contato com nossa equipe do comercial e solicitar um teste gratuito!

Já baixou nosso novo e-book sobre compliance no setor de agronegócio?

Compliance e tecnologia no agronegócio


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.