Solicite um teste

Como otimizar um processo de busca por conflitos de interesse?

06 ABR 2020

06 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

Esse conteúdo está disponível na versão de áudio, só clicar abaixo!

O que é um conflito de interesse? 

No mundo corporativo, o conflito de interesse se configura no momento que o interesse de um colaborador se sobrepõe aos objetivos da empresa que ele está, garantindo que ele se beneficie com a ação realizada. 

Nos últimos anos, devido às polêmicas de grandes empresas com casos de corrupção e lavagem de dinheiro no Brasil, o assunto conflito de interesses também veio à tona e está ganhando espaço em programas de compliance no mundo todo. 

Práticas como background check, checagem de terceiros, monitoria de funcionários, canal de denúncias, entre outras, são capazes de identificar e prevenir à empresa contra possíveis conflitos de interesse. 

Exemplos clássicos no mundo corporativo: 

  • Recebimento de presentes ou vantagens de fornecedores;
  • Escolha de um fornecedor por questão de amizade ou relação de parentesco; 
  • Uso de bens da empresa para propósitos pessoais (ex.: veículos, combustíveis, insumos/materiais de escritório, matérias-primas ou mão-de-obra)
  • Favorecimento de um colaborador, por amizade ou parentesco, em casos de promoção ou mérito;
  • Relacionamento íntimo entre colaboradores que tenham relação de subordinação hierárquica na empresa (chefe e staff).

Background Check 

No caso desta prática, citada acima, é realizada uma investigação, simples ou aprofundada, de antecedentes criminais, comerciais e financeiros de uma pessoa física ou jurídica. 

Geralmente, as organizações realizam esta prática a fim de garantir a idoneidade e transparência de seus funcionários, fornecedores, parceiros e até mesmo investidores. Assim, conseguem diminuir o índice de casos de corrupção, conflitos de interesse, fraudes e lavagem de dinheiro. 

Monitoria 

Essa outra prática também é bastante conhecida como forma de prevenção à possíveis conflitos de interesse. Em um processo de monitoria, o responsável pela ação irá observar possíveis movimentações, através de consultas realizadas no nome da pessoa física ou jurídica. 

Outro ponto importante de se destacar é que a monitoria também pode ser realizada a fim de identificar conflitos de interesse entre empresas. Fornecedores, investidores e parceiros costumam passar por este tipo de prática, pois é essencial nos dias de hoje garantir a transparência em qualquer tipo de relacionamento que a empresa se propõe a ter. 

Exemplos de situações identificadas em um processo de monitoria: Compra recente de bens e imóveis de alto valor, veículos, transferência de propriedades para entes próximos, links entre sócios e familiares, entre outros.  

Canal de Denúncias

Quando se fala em prevenir conflitos de interesse dentro das empresas, a implementação de um canal eficiente é essencial para garantir que as denúncias sobre esse tipo de situação sejam reportadas, tanto por colaboradores quanto por públicos externos, de forma segura e sigilosa. 

Outra característica importante sobre o Canal de Denúncias é a capacidade de uma prática como esta incentivar a cultura ética e transparente nas organizações.

Otimização do processo de busca por conflitos de interesse

Nos dias de hoje, a busca por otimização de práticas de compliance, através da tecnologia é algo que já faz parte da rotina das empresas. Diretores, gestores e analistas se empenham cada vez mais em buscar por ferramentas que tragam assertividade, agilidade e bons resultados nos processos de análise de dados, gestão e controle à prevenção de riscos.

Ferramenta upMiner:

Exemplo na eficiência de diversos processos! 

O upMiner é uma solução bastante utilizada por organizações que realizam as seguintes práticas: background check, checagem de terceiros, monitoria, auditorias, busca por conflitos de interesse, inteligência de mercado, entre outras. 

A plataforma consegue consolidar um alto volume de dados em relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Dessa forma, gestores, analistas e diretores conseguem ter em mãos informações diversas relevantes para tomar decisões baseadas em dados. 

Dentro da ferramenta são mais de 14 aplicativos que têm como base mais de 1900 fontes nacionais e internacionais. Receita Federal, JUCESP, Boa Vista, Serasa e Ocorrências nos Diários Oficiais, são alguns exemplos das principais fontes de dados presentes na pesquisa.

Melhores aplicativos para identificação de conflitos de interesse:

  • upLink

O aplicativo upLink, também conhecido por árvore empresarial gráfica, é uma solução poderosa para visualização gráfica e reconhecimento de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos. 

A solução permite que o responsável tenha em mãos informações relevantes como: o quadro societário de uma empresa, pessoas físicas e jurídicas relacionadas à uma organização, acesso total à dados cadastrais, visualização via Google Maps e até mesmo um atalho para a geração de um Dossiê completo. 

Com estas informações entregues de forma ágil, o processo de identificação de um conflito de interesse e tomada de decisão referente à prevenção deste problema se torna muito mais fácil. Fontes como a Receita Federal, SPC e Boa Vista asseguram a veracidade das informações fornecidas por este aplicativo.

  • Dossiês 

É um aplicativo que traz relatórios analíticos e personalizados sobre uma pessoa física ou jurídica de acordo com o tipo de informação de interesse. Ou seja, esta ferramenta permite que o responsável selecione quais fontes ele quer que sejam utilizadas na elaboração deste documento. 

Em casos de conflitos de interesse, é fundamental o investimento em uma solução completa como esta, pois ela garantirá uma análise mais abrangente e assertiva sobre o investigado, aumentando as possibilidades de encontrar casos dentro da empresa e, consequentemente, adotar ações de prevenção e eliminação de riscos.

Para conhecer mais a fundo as outras funcionalidades da plataforma, entre em contato com nosso time comercial.

Não deixe de acessar também o nosso novo e-book!

O papel da tecnologia no combate à fraudes

 

 

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress