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Como otimizar a busca por conflitos de interesse na gestão pública e no universo corporativo?

12 AGO 2020

12 AGO. 2020 / por Isadora Soliani

Artigo disponível na versão em áudio!

Impacto do conflito de interesses na gestão pública e no universo corporativo 

Esse termo é bastante discutido tanto no universo corporativo, quanto nos governos, pois é capaz de trazer diversos prejuízos a ambos, tais como: 

  • Prejuízo material ou financeiro para a empresa ou gestão pública; 
  • Prejudicar a imagem da marca perante o mercado; 
  • Diminuir o valor da marca; 
  • Entre outros.

Geralmente, um conflito de interesses acontece quando fatores externos influenciam na decisão de um profissional (tomador de decisão) sobre que empresa contratar ou que pessoa fará parte de sua equipe, não levando em conta em primeiro lugar as necessidades da organização ou órgão público que o agente trabalha, mas sim, o seu benefício próprio, comprometendo a imparcialidade que deveria existir. 

De acordo com o Instituto de Pesquisa do Risco Comportamental, diante de oportunidades de fraude, boa parte dos profissionais brasileiros tendem a cair em situações de conflitos de interesse (estudo foi realizado com 2.435 profissionais, entre homens e mulheres, a partir de 18 anos, apresentados a impasses éticos relacionados à fraude, de 24 empresas no Brasil). 

Alguns exemplos corriqueiros de conflito de interesses em organizações e gestão pública: 

  • Privilegiar a lealdade com um familiar ou amigo; 
  • Receber presentes, vantagens ou uma parte do valor do contrato (subornos) por parte de um fornecedor;
  • Favorecer outro colaborador, por amizade ou parentesco, em eventos de promoção ou mérito;
  • Manter um relacionamento íntimo com relação de subordinação hierárquica na empresa; 
  • Vazamento de informações confidenciais; 
  • Pagamentos indevidos a terceiros; 
  • Entre outros. 

Algumas estratégicas infáliveis na identificação e prevenção de conflitos de interesse:

Apesar deste ser um conceito de fácil compreensão, ainda existe muita dificuldade em identificá-lo no dia a dia das empresas e governo. E, por isso, existe o investimento em soluções tecnológicas para auxiliar na detecção e prevenção dos conflitos de interesse.

Além da implementação de plataformas tecnológicas, é fundamental que o conflito de interesses esteja presente no Código de Conduta Ética da organização ou governo em questão. O item deve ser abordado com o intuito de influenciar os indivíduos positivamente a denunciar qualquer tipo de ação suspeita e se manterem alinhados aos valores e princípios éticos de atuação. 

Outras duas práticas eficazes na deteccção e combate aos conflitos de interesse são a checagem de terceiros e background check, ambas bastante comuns em programas de compliance.

Elas se baseiam em uma checagem simples ou completa dos dados de pessoa física ou jurídica com o intuito de garantir a idoneidade dos relacionamentos de uma empresa, podendo ser eles: colaboradores, fornecedores, investidores, parceiros, entre outros.

Para realizar práticas investigativas da forma mais ágil e assertiva possível, é necessário o investimento em uma plataforma de mineração de dados que trará as informações em formatos de fácil compreensão no tempo real. Sendo assim, as equipes poderão investir o seu tempo em análises mais aprofundadas e atividades mais estratégicas para gestão de riscos.

Plataforma de mineração de dados para conflitos de interesse:

upMiner 

É uma solução que traz informações valiosas para equipes otimizarem o seu tempo em práticas de compliance, background check, checagem de terceiros, auditorias, entre outras.

Os dados são fornecidos em formato de relatórios analíticos de fácil compreensão por meio de uma plataforma intuitiva e ágil. Além da usabilidade, o upMiner tem como vantagem treinamentos e uma sessão de cursos (upAcademy) para ajudar o usuário a entender por completo os aplicativos.

Em processos de busca por conflitos de interesse, o upMiner possui dois aplicativos bastante úteis:

upLink

Também conhecido por árvore empresarial gráfica, o upLink é uma solução para visualização gráfica de vínculos diretos e indiretos entre pessoas, empresas e grupos econômicos complexos.

Através da ferramenta, é possível observar relações entre sócios, representantes legais, parentes, vizinhos e correlacionados, bem como identificar o beneficiário final, pessoas politicamente expostas (PEP) e pendências financeiras.

Na busca por conflitos de interesse, o upLink permite a visualização e reconhecimento de possíveis relações conflitantes. Garantindo, dessa forma, a prevenção da organização contra possíveis riscos.

Dossiês

Considerado o aplicativo mais completo da plataforma, os dossiês são relatórios analíticos e personalizados sobre uma pessoa física ou jurídica de acordo com o tipo de informação de interesse. Ou seja, o aplicativo permite que você selecione quais fontes serão utilizadas na pesquisa destes dados.

A solução é capaz de otimizar atividades que envolvem a análise de dados do público de interesse, trazendo agilidade e assertividade para processos de: compliance, due diligence, background check, recrutamento e seleção, busca por conflitos de interesse, checagem de terceiros e monitoria.

Na identificação de possíveis conflitos de interesse, o aplicativo é bastante eficaz, pois fornece um documento completo com informações valiosas que poderá conter algum indício de risco envolvendo a pessoa investigada.

Tomadas de decisão mais assertivas relacionadas à contratações, detecção de riscos (fraudes, conflitos de interesse), redução de custos operacionais e melhoria na qualidade dos dados são algumas das inúmeras vantagens trazidas pelo upMiner.

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