Solicite um teste

Como evitar os tipos de fraudes mais comuns em uma empresa?

29 MAR 2017

29 MAR. 2017 / por adminuplexis

Desde que a década de 2010 iniciou, diversos escândalos envolvendo casos de fraudes e corrupção passaram a acontecer de forma mais frequente no Brasil. Com isso, podemos notar a importância de se adotar uma boa conduta ética tanto no setor público, quanto no privado a fim de tornar o mercado mais íntegro e transparente.

Pensando nisso, decidimos desenvolver um artigo com foco na relevância dos programas de compliance e em suas principais práticas contra más condutas e atos ilícitos.


Confira também o artigo: A importância da ética empresarial!


Primeiramente, precisamos lembrar que para combater qualquer tipo de risco é necessário conhecer o inimigo. Neste artigo, iremos abordar algumas práticas de combate aos tipos de fraudes mais comuns em uma empresa.

Listo aqui abaixo, quais atos fraudulentos são cometidos com uma certa frequência nas organizações:

  • Roubo de informação;
  • Corrupção e suborno;
  • Roubo de ativos físicos;
  • Lavagem de dinheiro;
  • Favorecimento de fornecedores;
  • Fraude de funcionários;
  • Conflitos de interesse;
  • Enriquecimento ilícito.

Você pode conferir melhor qual a margem de ocorrência desses atos nesse artigo, nele você também irá encontrar outra abordagem interessante, a vulnerabilidade das empresas.

Por onde se deve começar?

Em nossa juventude, costumamos receber um conselho muito interessante dos mais velhos e, ao atingir a maturidade, percebemos que a frase “O exemplo deve partir de cima” é uma realidade.

Vivenciamos um período onde a parte de “cima” não tem oferecido bons exemplos. É claro, não podemos generalizar, ainda existem ótimos líderes que podemos nos inspirar.

Quando falamos de empresas, sempre vêm em nossas mentes aquele líder exemplar e inspirador, mas, é fato que a realidade do nosso país tem mostrado que alguns líderes estão propensos a cometer alguns tipos de fraudes.


Recomendamos a leitura: A importância da governança corporativa nas empresas.


A liderança de uma empresa muitas vezes representa a imagem da companhia e, porque não, é o espelho dos colaboradores que sonham um dia chegar no ápice da gestão.

Dessa forma, onde todo início de combate deve acontecer, é na direção da empresa, a parte de “cima”, que não só pode, como deve dar o exemplo de integridade e boas práticas de gestão.

3 dicas para você começar a combater os tipos de fraudes mais comuns em sua empresa!

Como citamos no início do artigo, essas dicas são para você começar a entender todos os tipos de fraudes que podem acontecer  no mundo corporativo.

Uma coisa é importante esclarecer, esse trabalho precisa ser levado com muita seriedade pela alta gestão de uma empresa, é algo que precisa estar inserido na cultura do negócio.

1 – Estruturar um programa de compliance eficaz!

O compliance cresceu no Brasil após a onda de corrupção que veio à tona, envolvendo órgãos públicos e o setor privado, mas, lembre-se, compliance deve ser tratado com seriedade e precisa contar com investimento.

Para combater a fraude, é necessário planejar ações, conhecer os processos e implantar na prática todas as estratégias essenciais.

Um programa sério de compliance irá permitir algumas mudanças significativas, tais como:

  • Adoção de controles internos mais rígidos;
  • Desenvolvimento de um Código de Conduta Ética, o qual irá promover os valores e princípios éticos, refletir a identidade e cultura organizacional da empresa;
  • Implementação de um Canal de Denúncias com o intuito de delatar más condutas e possíveis riscos à empresa;
  • Estruturação de uma boa governança corporativa;
  • Proporcionará mais segurança aos funcionários;
  • Diminuirá o índice de corrupção, fraudes, roubos e outros atos ilícitos, aumentando dessa forma os ganhos da organização;
  • Adoção de um processo de segurança da informação;
  • Outros.

Confira o artigo: Como construir um programa de compliance.


A partir do momento em que o programa de compliance começa a ser implantado, a empresa passa a colher frutos significativos de melhoria em processos, sustentabilidade da empresa, manutenção da marca, diminuição de perdas e etc.

A gestão irá perceber com o tempo que os tipos de fraudes que antes aconteciam com frequência, passarão a diminuir significativamente. Mas, um ponto importante é a necessidade de estar sempre monitorando os processos e observando os resultados a fim de aprimorar o programa. Além disso, novas soluções tecnológicas surgem para automatizar algumas práticas e otimizar o tempo da equipe, portanto a organização deve também estar sempre antenada nas novidades do mercado de tecnologia.

2 – Realizar auditorias periódicas nas áreas mais vulneráveis da empresa

Porque realizar auditorias periódicas é importante para combater os tipos de fraudes que ocorrem em uma empresa, seja ela pequena, média ou grande?

Após estruturar um programa de compliance e colocá-lo em prática, é nítido que ações (se aplicadas de forma correta) passarão a dar resultados, mas, isso não quer dizer que se deve abandonar o ato de auditar periodicamente o programa.

Com o programa de compliance a todo vapor, o gestor já consegue obter informações essenciais do mapeamento dos setores mais propensos a fraudes na empresa. Sendo assim, os mesmos, devem ser olhados com uma atenção especial.

Quais áreas estão mais propensas a fraudes?

  • Cadastro?
  • Compras?
  • Financeiro?
  • Crédito & cobrança?
  • TI?

Todas as áreas citadas acima estão diante de um cenário delicado, onde se lida com fornecedores e informações confidenciais. Portanto, é bem comum, ocorrer casos de fraudes nesses setores da empresa.


Esse artigo pode te ajudar: 5 dicas para desenvolver um plano de contingência.


3 – Invista em inteligência tecnológica para obter informações estratégicas

Estamos vivenciando nas empresas uma mudança significativa na forma como tomamos decisões, podemos resumir essa fato em três palavras: Data Driven Business.

Isso é o que chamamos de empresas que tomam decisões baseadas em dados e que geralmente buscam por plataformas confiáveis para trazer informações relevantes e confiáveis, tais como:

  • Como saber se eu estou lidando com um fornecedor envolvido em corrupção?;
  • Será que o candidato entrevistado já cometeu algum tipo de fraude ou crime?;
  • Dados cadastrais de uma pessoa física ou jurídica;
  • Quantidade de empresas do mesmo segmento em uma certa região;

Ferramentas especializadas em mineração de dados são capazes de responder as perguntas acima e muitas outras, através de relatórios analíticos personalizados de acordo com fontes confiáveis como a Receita Federal, JUCESP, Boa Vista, entre outras.

Decisões assertivas, dados de qualidade, otimização de tempo em pesquisas e análises, redução de custos e inteligência de mercado são algumas das vantagens trazidas por uma plataforma de mineração de dados de qualidade.

Exemplo de plataforma bastante conhecida no mercado:

upMiner

É uma solução bastante conhecida no mundo corporativo, pois ela é capaz de entregar relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade do cliente, através da mineração de dados. Ou seja, o indivíduo pode selecionar as fontes de pesquisa e optar pelo aplicativo que faz mais sentido com a sua busca do momento.

A principal característica da plataforma é fornecer informações relevantes para que as mais diversas áreas e setores possam otimizar processos que envolvam análise e pesquisa de dados, tais como:

  • Busca por conflitos de interesse, fraudes, riscos e possíveis perdas;
  • Práticas de compliance;
  • Due Diligence;
  • Auditorias;
  • Checagem de terceiros (clientes, fornecedores, parceiros e investidores);
  • Background check;
  • Inteligência de Mercado;
  • Busca/pesquisa de bens para recuperação de crédito/ativos.

Esperamos que essas três dicas e a indicação do upMiner tenham ajudado a entender a importância da estruturação de um programa de compliance e o papel da mineração de dados em alguns dos principais processos contra fraudes.

Caso você possua o interesse em saber como a plataforma pode ajudar a sua empresa nessa jornada, entre em contato com a nossa equipe do comercial e solicite um teste gratuito!


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress