A importância da governança corporativa nas empresas
23 SET 2016

Grandes e pequenas empresas têm procurado trabalhar em suas estruturas internas, na busca de obterem uma gestão sólida e distante de parcerias tendenciosas, que possam ser prejudiciais. Dessa forma, a governança corporativa tem ganhado força dia após dia.
Mas, o que leva as empresas a implantarem esse sistema de gestão?
Na maioria das vezes, o nosso principal exemplo para este caso, é relembrar os casos de corrupção e lavagem de dinheiro que ocorreu nos últimos anos aqui no Brasil.
Envolvimento direto em casos negativos, é totalmente prejudicial a imagem da empresa, bem como, o envolvimento indireto, que leva a marca a se tornar cúmplice, mesmo não estando envolvida nas “vantagens” desses esquemas.
Recomendamos para você: 3 fatores positivos nas empresas pós operação lava jato.
Após todos esses acontecimentos, as empresas passaram a se conscientizar, começando a desenvolver processos mais rigorosos que pudessem antever os riscos.
O desenvolvimento de algumas leis, também passaram a se tornar motivo de preocupações dentro das organizações.
A adoção de um novo modelo para se estruturar processo e mapear riscos, passa a ser prioridade nas empresas e, com isso, o compliance passa a se destacar como um departamento sólido.
A governança corporativa, é uma ação que junto com o compliance, passa a trabalhar na estrutura de processos e na minimização de riscos organizacionais.
Leia também: O que é a Governança Corporativa?
Analisando todo esse processo de contribuição, resolvemos listar neste artigo 5 ações da governança corporativa que impactam diretamente na melhoria dos processos organizacionais.
Vamos lá?
5 ações da governança que reiteram sua importância
Podemos dizer que a atuação da governança corporativa, é desenvolver um sistema pelo qual as empresas possam ser melhores dirigidas, monitoradas e incentivadas.
Por isso, os agentes responsáveis por alinhar essas ações, são s sócios, conselho da administração, diretoria e órgãos de fiscalização e controle.
Abaixo, vejas as 5 ações da governança corporativa que são determinantes para o desempenho interno e externo das empresas:
1. Monitorar a forma de gestão
Ao monitorar a forma de gestão das empresas, a governança corporativa faz uma série de levantamento de dados e informações sobre a forma que os processos estão sendo executados.
Dessa forma, facilita as chances de identificar riscos que possam ser prejudiciais para a empresa, bem como, processo mau desenvolvido e equipes que estão tendo dificuldades de relacionamento.
A governança corporativa, visa trazer melhorias ao funcionamento do trabalho interno, melhorando processos e elaborando relatórios periódicos que tragam dados essenciais para o desenvolvimento de melhorias.
2. Auxiliar no processo de decisão
A ação da governança corporativa no auxílio do processo decisório, é justamente o que mencionamos no ponto anterior, o levantamento de dados e informações.
Recomendamos para você: 6 técnicas de coleta de dados para a tomada de decisão.
Esses dados contribuem para uma análise efetiva da performance de equipes e processos, dando um embasamento para a tomada de decisão.
Os gestores da empresa acabam tendo mais facilidade em identificar os riscos e problemas, antes mesmo que eles aconteçam. Dessa forma, eles já trabalham no processo decisório de prevenção.
3. Minimizar conflitos
Os principais fatores que colocam a empresa em situações de riscos, são formulados e causados por pessoas.
Podemos denominar esses fatores por 2 P’s:
Processos mau desenvolvidos podem levar toda a operação de uma empresa por agua abaixo, bem como, pessoas não compromissadas com as políticas da empresa.
A governança corporativa desempenha o papel de gerenciar essas pessoas, para que assim, qualquer conflito que possa surgir, venha a ser resolvido rapidamente, sem afetar o desempenho empresarial.
Uma boa gestão e uma boa liderança, são formas de evitar que processos ruins sejam desenvolvidos e aplicados ao dia a dia da empresa, e também, que pessoas não venham a se sentir desamparadas.
4. Alinhar os interesses
Nesta etapa, as ações desenvolvidas são totalmente definidas pela alta cúpula da empresa.
Sócios, diretores e acionistas precisam alinhar o rumo que a empresa deve tomar e, dessa forma, definir estratégias em que ambas as partes saiam ganhando.
Para que uma empresa consiga desenvolver bem o seu papel no seu mercado de atuação, a alta cúpula da empresa precisa ser uma só em pensamento, objetivos, estratégias e outros.
5. Facilitar o acesso ao capital
Uma empresa com uma gestão estruturada, processos internos de alta performance e uma liderança envolvida com os objetivos da empresa, atrai mais investidores.
A governança corporativa tem por si só, o objetivo de atrair fornecedores de recursos monetários, para garantirem o retorno sobre o investimento da empresa.
Conclusão
A implementação da governança corporativa dentro de uma organização, traz benefícios significativos para o seu funcionamento, isso, quando bem executada.
Aplicar regras que deem algum sentindo lógico para o funcionamento da empresa, traz consigo, mais agilidade para os processos, além de incentivar a transparência organizacional.
Recomendamos para você: A importância do gerenciamento de riscos.
Desenvolver outras práticas que possam melhorar o fluxo dos processos da organização, é fundamental para a efetividade da governança corporativa. A realização de auditoria interna (Seja independente ou não) contribui diretamente para o mapeamento de riscos.
Se você conhece outras ações que tornam a governança corporativa ainda mais importante, deixe um comentário a baixo e se você também achar, que deixei de comentar mais alguma coisa, não deixe de comentar.
A upLexis atua a mais de 10 anos no mercado, contribuindo na melhoria dos processos internos de seus parceiros, através de informações relevantes extraídas nas mais diversas fontes de consulta.
Caso possua o interesse de conhecer mais sobre nossas soluções, entre em contato com um de nossos especialistas no assunto.
Deixe uma resposta