Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

4 Dicas valiosas para aprimorar o programa de compliance!

02 DEZ 2019

02 DEZ. 2019 / por Isadora Soliani

O preço que se paga por não adotar práticas corretas de compliance 

A líder do varejo, Walmart, número um no ranking das 500 maiores empresas em faturamento no mundo, também passou por problemas com as autoridades norte-americanas no ano de 2011. 

A empresa foi acusada de violação do FCPA e de ter pago um intermediador no Brasil para obter algumas licenças de construção. Além de trabalhar com fracos controles internos anticorrupção em alguns países. 

Após o reconhecimento da responsabilidade criminal da empresa, multas milionárias foram pagas, cerca de 300 milhões, e o Walmart teve que assinar um acordo que permite a observação e prestação de contas pelo período de três anos às autoridades. Além disso, a empresa investiu cerca de U$$ 1 bilhão aprimorando o seu antigo programa de conformidade. 

O exemplo do Walmart demonstra que atualmente as autoridades estão cada vez mais exigentes, quanto aos assuntos corrupção e programas de compliance. 

Neste artigo, iremos abordar algumas dicas úteis para aprimorar o compliance nos negócios. 

Como aprimorar o compliance na sua empresa

Primeiramente, vale lembrar que o compliance é uma prática que visa garantir que uma empresa aja de acordo com leis, normas, regulamentos, alguma política interna e especialmente leis anti corrupção. 

O compliance é extremamente vital para todas instituições, pois ele atua como solução para os obstáculos que podem dificultar o sucesso da gestão empresarial.

Anotem essas dicas: 

Estruture e acompanhe todos os processos da empresa

Em um programa eficaz de compliance, é necessário que os gestores e diretores de todas as áreas da empresa se reúnam para identificar e entender todos os possíveis riscos e problemas que permeiam as atividades das suas equipes. Assim, é possível se prevenir e melhorar a produtividade do negócio como um todo.

Realize treinamentos em equipe 

Os treinamentos em equipe são fundamentais, pois criam uma consciência coletiva sobre os valores da empresa e o objetivo empresarial. Dessa forma, pode se concluir que a comunicação é  ferramenta chave para criar um elo de confiança entre os colaboradores e a empresa. 

Colaboradores alinhados com os propósitos da empresa têm mais chances de trazer melhores resultados. 

Crie indicadores e realize avaliações para acompanhar o desempenho do programa

A cultura de compliance não deve ser apenas adotada na empresa, ela deve estar sempre evoluindo. Dessa forma, é importante que se realize o monitoramento e a avaliação periódica de como está se saindo o programa a fim de identificar novas oportunidades de melhoria. 

É importante ter em mente que o compliance é um programa interminável, portanto, as metas e normas estabelecidas podem mudar de acordo com os objetivos do negócio no momento. Por isso, existe a necessidade de melhoria contínua. 

Não deixe de utilizar soluções tecnológicas 

As ferramentas tecnológicas e suas soluções trazem muitas vantagens para os programas de compliance, pois conseguem otimizar o tempo perdido em diversas práticas e trazer mais assertividade. 

Práticas que podem ser beneficiadas: 

  • Coleta e análise de dados
  • Background check
  • Checagem de terceiros
  • Due Diligence
  • Conflitos de interesse 
  • Mitigação de riscos 

Além disso, cada dia mais, o mercado exige que os profissionais tanto de compliance quanto gestores e analistas saibam utilizar esses modelos de ferramentas e conheçam a tecnologia big data. 

Como uma continuação deste artigo, separamos um conteúdo de e-book para te ajudar com o programa de compliance da sua empresa.

Desenvolva o compliance em sua organização

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.