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Compliance: uma ferramenta no combate ao assédio

14 JUN 2021

14 JUN. 2021 / por Rômullo Martins

Presente em diversos lugares, muitas vezes disfarçado em tom de “brincadeira”, o assédio é um problema enfrentado há muitos anos. Seja de forma direta ou indireta, certamente essa prática pode causar grandes prejuízos para a saúde física e mental da vítima.

No ambiente corporativo, é muito comum ouvir falar em assédio moral. 

Neste artigo, falaremos o que esse termo significa e como o compliance pode ser uma ferramenta para combater esse tipo de atitude.

Mas afinal, o que é assédio?

Assédio moral pode ser descrito como um conjunto de ações que inclui gestos, comportamentos, palavras e atitudes que afetam ou constrangem uma pessoa.

No ambiente de trabalho isso pode acontecer entre colegas de um mesmo nível hierárquico ou na relação chefe / subordinado. 

Alguns exemplos de se situações que podem ser caracterizadas como como assédio moral são:

  • Evitar contato com a pessoa, isolando-a das demais;
  • Acessar conteúdos pessoais como correspondências e áudios telefônicos;
  • Falar aos gritos;
  • Espalhar boatos;
  • Humilhar;
  • Entre outros.

Contudo, é importante frisar que nem sempre essa prática é feita de forma explícita, então a sua identificação às vezes não é tão simples.

Assédio sexual

Alguns comportamentos podem ser ainda mais graves e prejudiciais. Avaliar pessoas pelos seus atributos físicos, tecer comentários mal-intencionados e fazer sons inapropriados são considerados assédio sexual. 

Pandemia e trabalho remoto

Sem dúvidas estamos vivendo um momento atípico. A pandemia causada pelo coronavírus proporcionou diversas mudanças na sociedade, como por exemplo a necessidade do distanciamento social. 

Essa é uma das razões pelas quais muitas empresas adotaram o sistema de trabalho remoto, mais conhecido como home office. Mas, segundo publicação da Rede Brasil Atual, os casos de assédio nesse modelo de trabalho aumentaram. 

Isso porque houve uma ruptura na divisão casa e trabalho, então muitas pessoas acabam sendo cobradas em horários fora do expediente e são quase que obrigadas a fazerem as suas atividades em feriados e finais de semana, momentos que deveriam ser utilizados para outros fins como lazer. 

Ou seja, um gestor que envia constantemente mensagens de trabalho fora do horário e realiza cobranças exageradas, pode estar cometendo assédio. 

O papel do compliance no combate ao assédio

O compliance é um termo que tem aparecido muito nos últimos anos, geralmente associado a boas práticas e no combate a fraudes e corrupção. 

Entretanto, não deve ser resumido a apenas isso. 

Compliance, que em sua tradução significa ‘estar em conformidade’, envolve muito mais do que apenas a adequação a leis e regulamentos. 

O mesmo está diretamente ligado ao clima organizacional da empresa. Ao criar um código de conduta, por exemplo, é possível definir normas e estabelecer limites para o que deve ou não ser aceito dentro do ambiente de trabalho. 

A criação de um canal de denúncias

Outro grande instrumento, que faz parte das práticas de compliance, é a criação de um canal de denúncias. 

Além de ser um meio para identificar possíveis irregularidades como fraudes e conflito de interesses, também é uma ótima solução para pessoas que estejam passando por algum problema, como assédio, saibam onde e como agir nessa situação. 

A importância do treinamento

Todavia, não adianta adotar um programa de compliance ou criar um código de conduta para a organização, se essas informações não forem repassadas para todos os colaboradores. 

É preciso que haja treinamentos constantes para que as pessoas saibam mais sobre assuntos como ética e moral, além das normas impostas pela empresa. 

Conclusão

O compliance é uma ótima ferramenta para combater casos de assédio no trabalho, além de também servir para identificar e punir quaisquer atos que vão contra os valores da empresa. 

Mas, para a sua eficácia, é imprescindível que haja treinamentos com os colaboradores para que eles saibam como reagir em determinadas situações. 

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