Solicite um teste

Compliance trabalhista

26 OUT 2020

26 OUT. 2020 / por Isadora Soliani

Brasil e ações trabalhistas: uma dor antiga dos empresários e do governo

Sabemos que o compliance em si pode ser implementado originalmente em todas as áreas de uma instituição pública ou privada. O mesmo está ligado a busca por conformidade através da adoção de práticas, normas e controles eficazes. Além disso, ele é mundialmente conhecido por atuar de forma preventiva contra a corrupção, fraudes e outros riscos como os crimes cibernéticos. 

A área trabalhista é conhecida por ter uma judicialização bastante grande, nela existe um número significativo de processos em tramitação perante a Justiça do Trabalho. Este fato preocupa empresas já há um longo tempo. Afinal, os prejuízos financeiros e até mesmo reputacionais causados por eles (processos trabalhistas) podem ser enormes.  

E, se antes o número de ações trabalhistas no Brasil já era extremamente alto, nos dias de hoje, com a pandemia do coronavírus, os processos estão próximos de chegar a marca de R$ 2 bilhões. Este dado foi divulgado pelo Termômetro Covid-19 da Justiça do Trabalho em junho de 2020.   

Qual o papel do compliance trabalhista? 

Se fossemos resumir o termo “compliance trabalhista” em duas palavras, estas seriam: prevenção e adequação. 

Adequação em relação às normas com o intuito de se prevenir contra futuros processos e manter a sustentabilidade das empresas ou instituições públicas através da implementação de práticas, soluções tecnológicas, controles e processos eficientes. 

O Brasil também apresenta índices altos em relação ao desrespeito das normas e leis referentes principalmente à medicina e segurança do trabalho, gerando, dessa forma, mais ações trabalhistas para o país, prejuízos financeiros altos às organizações e uma insatisfação por parte dos trabalhadores, cansados de se sentirem ameaçados em seu ambiente de serviço.  

Sendo assim, fica evidente a importância do compliance trabalhista dentro das organizações.

Dados alarmantes sobre acidentes de trabalho no Brasil

Um grande exemplo são os acidentes de trabalho, o país ocupa a quarta posição no ranking mundial, segundo foi revelado pela Previdência Social, no ano de 2020. Registrando por ano cerca de 700 mil casos, em resumo ocorrem mortes por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos. 

Portanto, ficou nítido através desses dados que ainda é necessário muita evolução e comprometimento para que o Brasil saia dessa posição e forneça melhores condições aos trabalhadores, diminuindo também, dessa forma, as ações trabalhistas. 

Diante deste cenário, no qual se busca a diminuição dos processos trabalhistas e,  por outro lado, existem indicativos de que há um desrespeito em relação às leis e normas, surge a urgência de se pensar em medidas preventivas como a implantação ou reestruturação de um programa de compliance eficaz. 

O empregador que se preocupa em estar em dia com as legislações e normas trabalhistas, investindo em um programa de compliance focado neste âmbito, é capaz de reduzir custos com processos, infrações, ativos trabalhistas e possíveis riscos reputacionais, por isso, cada vez mais se dissemina a ideia de adequação.

Principais vantagens do compliance trabalhista nas empresas: 
  • Relação de maior confiança entre empregador e contratado;
  • Diminuição de riscos e falhas (acidentes de trabalho, multas, processos trabalhistas, contratações indevidas, entre outros);
  • Maior credibilidade perante o mercado;
  • Colaboradores que confiam na organização tendem a apresentar uma maior produtividade;
  • Empresários costumam se sentir mais confiantes frente o negócio quando seus funcionários estão satisfeitos;
  • Repercussão positiva à imagem da empresa.
As três práticas de compliance mais comuns no âmbito trabalhista: 
  • Código de Conduta Ética 

Por meio dele, a instituição consegue determinar o agir ético, a integridade, a transparência, o respeito à legislação e normas internas. 

É importante também reforçar por meio de treinamentos e comunicação interna o dever de cada um de seguir este documento, de não ser omisso e de denunciar não só atos ilegais, mas quaisquer ações que vão contra os princípios éticos da empresa.

  • Canal de Denúncias

Certamente é indispensável na detecção de ações indevidas, tais como: atos de corrupção, fraudes internas/externas, conflitos de interesses e descumprimento de normas ou políticas internas. 

Através do Canal de Denúncias, os colaboradores podem delatar qualquer tipo irregularidade dentro da empresa de forma anônima, prezando pela segurança e discrição.

  • Checagem de Terceiros

Prática que preza por garantir a idoneidade e transparência de todos os relacionamentos da empresa. 

Através da realização de uma checagem simples ou aprofundada de antecedentes criminais, comerciais e financeiros de pessoa física ou jurídica, é possível identificar possíveis riscos em uma contratação ou parceria de negócios. 

Geralmente, esse tipo de checagem é realizada por meio de uma plataforma de mineração de dados. Ela irá fornecer informações valiosas de fontes públicas e/ou privadas para que gestores tomem suas decisões de forma mais assertiva, economizando também o tempo de coleta e pesquisa.

Melhor plataforma de mineração de dados para compliance trabalhista: upMiner

O upMiner é uma solução que traz informações valiosas para equipes otimizarem o seu tempo em práticas de compliance, background check, checagem de terceiros, auditorias, entre outras.

Os dados são fornecidos em formato de relatórios analíticos de fácil compreensão por meio de uma plataforma intuitiva e ágil. Além da usabilidade, o upMiner tem como vantagem treinamentos e uma sessão de cursos (upAcademy) para ajudar o usuário a entender por completo todos os aplicativos (mais de 16 dependendo do plano escolhido).

Outro detalhe interessante sobre o upMiner é que ele conta com as melhores fontes públicas e privadas do mercado (cerca de 1.900). Garantindo, dessa forma, informações atualizadas e relevantes para as mais diversas necessidades de investigação.

Quer saber mais sobre a plataforma?

Solicite um teste gratuito e descubra na prática os seus benefícios!

Acesse nosso mais novo e-book abaixo.

Compliance e tecnologia no agronegócio
Compliance e tecnologia no agronegócio

Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress