Solicite um teste

Compliance na Logística também traz benefícios

15 ABR 2019

15 ABR. 2019 / por Felipe Ribeiro

O setor de logística e a necessidade do compliance 

O transporte de cargas, sejam elas quais forem, é de fundamental importância no Brasil. Pelos milhares de quilômetros de estradas país afora, nossa produção escoa para as cidades, atendendo às empresas e à população em geral. Se você quiser ter uma noção da importância das transportadoras e seus serviços, é só lembrar o que aconteceu com a greve dos caminhoneiros.

Por isso, méritos à parte, uma boa gestão dos recursos e dos dados dessas empresas é essencial para manter um bom funcionamento das atividades. Nesse contexto, também é importante que as empresas adotem um eficiente programa de compliance, a fim de garantir a ética, transparência e segurança dos serviços prestados. 

Antes de mais nada, é necessário entender quais são os riscos e deficiências nas atividades da empresa. Assim, ela poderá criar um planejamento estratégico certeiro em relação às práticas de compliance que devem ser adotadas. 

Se fossemos dividir o processo de implementação de um programa de compliance em algumas etapas, seriam elas: 

  • Identificação de riscos e problemas do negócio 
  • Definição das práticas preventivas de compliance
  • Monitoria dos processos 
  • Resolução de falhas 

O papel do gerente de logística 

A pressão de comandar uma equipe, contratar transportadoras – e profissionais -, negociar tabelas de fretes, monitorar carga, fazer o follow-up com todas as transportadores e clientes, e ainda prestar contas dos resultados à diretoria são algumas das ações que fazem parte da rotina de um gestor da área. 

Ao adotar práticas de compliance eficazes, o gestor de logística poderá otimizar muitas das suas tarefas, o que fará com que o seu tempo seja poupado e destinado à parte estratégica da área. 

Dessa forma, ele poderá focar a sua energia em pesquisar quais são os melhores sistemas de roteirização inteligente, rastreamento em tempo real e soluções eletrônicas para cruzar tipos de carga/capacidade dos veículos e rotas. Afinal, a tecnologia é capaz de aumentar grandemente a eficiência nas entregas e possibilitar o oferecimento de diversos recursos aos clientes, garantindo vantagem competitiva para a empresa. 

Uma organização que adota práticas de compliance, monitora seus processos permanentemente, investe em novas soluções tecnológicas e realiza uma entrega de qualidade, sinaliza o seu comprometimento com os seus processos e a satisfação de seus clientes.


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress