Solicite um teste

Compliance e Segurança do Trabalho

13 MAR 2019
13 MAR. 2019 / por Felipe Ribeiro

Atualmente, as organizações cada vez mais conscientes das implicações da Saúde e Segurança do Trabalho (SST) e, com isso estão investindo mais na prevenção dos acidentes.

Tal prática é considerada a principal diretriz do compliance na segurança do trabalho.

O compliance corporativo é estabelecido geralmente por uma equipe de trabalhadores , normalmente advogados, engenheiros e técnicos do trabalho, que são responsáveis por criar metodologias para atuar na identificação de riscos e perigos e, consequente, na prevenção por meio de estudos e auditorias internas.

Além de medidas preventivas, o compliance também visa elaborar uma política interna para padrões de relacionamentos profissionais dentro do ambiente de trabalho, para tornar a convivência mais harmoniosa e respeitosa.

E o ponto positivo para tal política e metodologia é que as empresas brasileiras estão, aos poucos, deixando de agir contra a lei com finalidade de obter lucro.

Assim, as organizações estão reconhecendo a ascendência de estar em conformidade legal com leis trabalhistas, no investimento de políticas preventivas.

O compliance na Segurança do Trabalho e Saúde, com toda a certeza, deve ser visto como um diferencial competitivo no mercado, pois traz o crescimento da organização por meio de investimentos em saúde e segurança do colaborador, afetando, muitas vezes, na qualidade do produto.

Além dos benefícios financeiros, o compliance – de maneira indireta, é verdade – atua na redução do número de processos judiciais, multas, infrações.

Um ambiente corporativo harmonioso traz, sem dúvida, mais segurança.

Em que momento sua empresa está na implementação do compliance? Conte para a gente nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.