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Compliance bancário em Fintechs

15 OUT 2019

15 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Concessão de crédito em Fintechs 

A concessão de crédito, nada mais é do que a liberação de um empréstimo por meio de uma instituição financeira. A ação advém de diversos fatores, como o valor e risco de inadimplência do solicitante. 

A modernização e os novos modelos de bancos digitais, nomeados Fintechs, permitiram que a concessão de crédito e a abertura de conta sejam realizadas de forma rápida e menos burocrática. 

Definitivamente, o consumidor nos dias de hoje busca uma experiência otimizada e personalizada, quando o assunto é escolher o seu banco ou solicitar um empréstimo. E, podemos constatar isso pelo avançado crescimento de empresas financeiras digitais como o Nubank, Inter, Creditas e Picpay. 

Para realizar os processos de liberação de empréstimo e abertura de conta de forma ágil e segura, as Fintechs investem fortemente em práticas de compliance e soluções tecnológicas. 

Neste artigo, iremos nos aprofundar em quais processos e soluções, essas empresas aplicam. 

 

Compliance bancário em Fintechs

O compliance bancário possui o mesmo significado do compliance, que é estar em conformidade com regulamentações presentes no setor e organizar uma estrutura ética da organização. 

Os meios financeiros possuem inúmeras regulamentações a serem seguidas. Por tanto, o cumprimento segue sendo um dos principais motivos para se investir em processos de compliance

Com o intuito de focar na parte de concessão de crédito, iremos nos aprofundar em uma prática fundamental na prevenção de riscos para os bancos. 

 

Checagem de terceiros 

O ambiente das Fintechs e meios financeiros, é visto como um mercado, onde os clientes buscam por respostas quase que imediatas. Dessa forma, a checagem de terceiros surge para adiantar inúmeros processos, como por exemplo: a concessão de crédito e análise para abertura de conta. Além disso, a técnica permite que os bancos conheçam a fundo seu cliente e, assim possam oferecer um serviço personalizado para ele. 

Iremos apresentar uma estratégia pontual de checagem de terceiros que costuma ser utilizada por Fintechs. 

 

Know Your Costumer (KYC) 

KYC é uma estratégia que tem como objetivo conhecer a fundo o seu consumidor. Logo, ela deve ser realizada na primeira etapa do contato com o cliente ou prospect.

Os procedimentos de KYC, dependendo da necessidade da empresa, irão consultar informações de dados cadastrais, ações judiciais, cheques sem fundo, quadro societário e também realizam algumas pesquisas menos complexas, como fontes de mídias negativas com a busca pelo nome da pessoa física ou jurídica associados a palavras de risco como: corrupção, desvio, lavagem de dinheiro, apreensão, CPI, entre outras. 

Sem dúvida, checar todas essas informações garante uma avaliação mais crítica e previne a empresa de fraudes. Como por exemplo: a lavagem de dinheiro, utilização dos dados de outra pessoa, nome sujo, entre outras. 

 

Dica de ouro: otimização da prática!

Para otimizar o procedimento, sugerimos que a equipe seja bem treinada e com expertise em diversas áreas, o que irá ajudar a definir os processos que serão adotados de acordo com a necessidade da empresa. 

A escolha por uma plataforma digital, também é uma ótima dica para automatizar e agregar inteligência ao processo. 

Um bom exemplo de automação de dados por plataforma, é fazer o enriquecimentos dos mesmos através de uma base, onde você conseguirá atualizar grandes volumes de informações e dados internos. 

Podemos concluir que a inovação em tecnologia junto às práticas corretas, fizeram das Fintechs pioneiras nos bancos digitais. Logo, os bancos tradicionais notaram a necessidade de se investir em tecnologia para atender a demanda digital. E, consequentemente, não ficar para trás. 

Sendo assim, os meios financeiros devem estar sempre atentos às novas tecnologias e práticas de compliance. 

 

Para te ajudar a aplicar a prática de checagem de terceiros, separamos um e-book em formato de manual.

Manual de conhecimento de terceiros


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