Solicite um teste

Compliance: aliado das mulheres no ambiente corporativo

18 MAR 2019
18 MAR. 2019 / por Felipe Ribeiro

As mulheres estão conquistando cada vez mais seu espaço no ambiente corporativo, político, econômico, esportivo, familiar e educacional.

E, na esteira, do Dia Internacional das Mulheres, surge uma série de reflexões para que possamos engajar a sociedade cada vez mais para que evitemos abusos e diferenças abissais de tratamento.

Neste cenário, a estrutura e um programa de compliance são determinantes para garantir um ambiente propício e efetivo nas conquistas das mulheres dentro do ambiente corporativo.

A área tem a missão de adequar o código de conduta da companhia aos seus princípios e valores, visando sempre a combater a discriminação, os abusos e a violência, estimulando, sobretudo, a igualdade de gênero.

Não à toa, programas efetivos nas companhias mundo à fora tem protegido e estimulado cada vez mais a participação feminina em posições e carreiras que, até então, eram exercidas quase que integralmente por homens.

E tudo isso feito com integridade e ações sérias voltadas primordialmente para a disseminação da informação e mecanismos de transparência na apuração de desvios.

Além de ajudar a esclarecer dúvidas sobre condutas, o compliance garante o anonimato e a segurança jurídica necessárias para apurações de eventuais desvios e que vão contra os princípios da empresa.

Contudo, é importante reforçar que essa prática não tem o objetivo de restringir a atuação dos profissionais. A missão da estrutura de compliance é prover informações, coibir a discriminação e proteger a liberdade individual no ambiente corporativo.

Vale lembrar, também, que o programa de compliance aplicado nas atividades desempenhadas pela mulher traz resultados não só para a companhia, mas para os demais funcionários, que terão um ambiente mais respeitoso e produtivo.

Isso ajuda, a diminuir, inclusive, a rotatividade de pessoas na empresa e a eventual perda de informações.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.