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Como otimizar a prática de Due Diligence

11 OUT 2019

11 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Pra que serve a Due Diligence? 

A Due Diligence é uma prática que tem como intuito principal munir o profissional de informações relevantes sobre oportunidades e riscos do negócio que está sendo investigado. 

É realizada normalmente, quando se há uma parceria em questão, aquisição, fusão entre outras empresas ou na contratação de fornecedores idôneos. 

Os dados coletados pela Due Diligence são diversos e envolvem contabilidade, patrimônio, finanças, questões jurídicas, processos, recursos humanos, tecnologia e até mesmo a imagem da marca no mercado. 

Ao adotar um sistema de Due Diligence eficaz, a empresa consegue se proteger de fraudes, bem como evitar multas milionárias. 

 

Desafios enfrentados pelos profissionais de auditoria

Analisar documentos, dados contábeis e financeiros são atividades fundamentais em um processo de Due Diligence. Sabemos que, por muito tempo, esses procedimentos foram considerados um grande desafio para os profissionais da área, pois eram realizados manualmente e exigiam bastante tempo. 

Imagine só, buscar processos em diários oficiais, imóveis em cartórios de diversos estados e o histórico empresarial de uma empresa para conseguir tomar a decisão de firmar ou não uma parceria, em um curto espaço de tempo. 

Outra dificuldade da prática está na questão de arquivar os dados coletados de forma estruturada em locais seguros, onde somente responsáveis por áreas de auditoria e tomada de decisão tenham acesso. 

 

Tecnologia é o meio de sucesso 

Com a evolução da tecnologia e a criação de plataformas e softwares, novas soluções foram criadas para diversas áreas, inclusive a de auditoria. Fato que representou um grande marco e alívio para os profissionais do setor, afinal eles podem investir agora seu intelecto em atividades menos maçantes. 

A plataforma upMiner, da upLexis, é uma grande facilitadora dos processos de compliance e auditoria. 

 

Benefícios da plataforma upMiner: 

Automação de dados

Por meio da automação é mais fácil introduzir e controlar processos, que antes precisavam de uma equipe. Assim, a empresa economiza custos e cria serviços melhores. 

 

Consulta em diversas fontes globais confiáveis

O aplicativo consegue consultar mais de 1.900 fontes de dados na internet, bureaus de crédito, diários oficiais, bases de dados proprietárias, fichas cadastrais, entre outros. 

As ferramentas do upMiner conseguem processar e cruzar milhares de informações de forma mais precisa do que o trabalho humano. 

 

Relatórios completos e personalizados

Os dados coletados são estruturados e organizados em formato de relatórios analíticos personalizados que facilitam a visualização e compreensão dos profissionais de compliance. 

 

Informações relevantes em tempo real

Um dos maiores benefícios de se escolher uma solução tecnológica como o upMiner é o tempo poupado em pesquisa que poderá ser melhor aproveitado na fase de análise e decisão. 

 

Aplicativos voltados para a necessidade da empresa

A tela do upMiner permite que o profissional consiga localizar facilmente o aplicativo que faz mais sentido com suas necessidades. Dessa forma, ele permite que a empresa combine critérios de busca e chegue a resultados mais precisos. 

No caso da Due Diligence, os mais utilizados são o Histórico Empresarial e o Imóveis, pois trazem informações relevantes como quadro societário, processos e matrículas no nome da empresa que está sendo investigada, através da Razão Social ou CNPJ.  

 

Separamos este e-book sobre otimizar coleta de dados para você utilizar em sua empresa.

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