Como o compliance pode ajudar a alavancar a reputação da sua marca?
29 JUN 2020

Sobre o compliance
Primeiramente, vamos relembrar o significado do termo compliance. Se fossemos resumir a palavra em uma única frase ela seria: “cumprir regras”. Portanto, um programa de compliance eficiente tem o papel de criar mecanismos, normas, processos e práticas que visem a boa conduta ética, tanto por parte de pessoas físicas, quanto jurídicas.
Em grandes empresas ele se aplica à alta direção, executivos e todo tipo de relacionamento que a empresa possui (colaboradores, fornecedores, terceirizados, parceiros, investidores, entre outros).
Antigamente, o compliance era um termo pouco conhecido e as organizações não investiam o suficiente para estruturar um programa de qualidade. Nos dias de hoje, com os diversos escândalos de corrupção presentes na mídia, o alto índice de fraudes, assédio moral, entre outros problemas, se tornou necessário implementar normas de conduta e boas práticas dentro das empresas.
Em tópicos, podemos enumerar as principais vantagens e características de se adotar um programa de compliance na empresa.
- Cumprimento das leis, normas e regulamentos presentes no setor que a empresa atua;
- Evitar ou diminuir o impacto ambiental;
- Garantir uma boa conduta e cultura ética por parte de todos colaboradores da empresa;
- Controles mais rígidos;
- Traz mais segurança aos colaboradores, diminuindo consideravelmente casos de assédio moral e outros problemas de caráter social;
- Melhoria nos serviços, práticas e processos dentro da empresa, gerando dessa forma eficiência as equipes;
- Diminuir a incidência de atos ilícitos, sejam eles: corrupção, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro, fraudes, uso de propina, entre outros;
- Reduzir os prejuízos por parte de más condutas, atos ilícitos e possíveis processos que a organização poderia receber se não estivesse de acordo com as normas e leis;
- Tornar o negócio mais valioso perante o mercado e investidores. Afinal, uma boa conduta ética é capaz de atrair e fidelizar clientes e parceiros.
Por que o compliance é importante na valorização da marca?
Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. Ou seja, eles buscam empresas que se preocupem com o meio ambiente e com assuntos importantes de caráter social também.
Trabalho escravo, corrupção, racismo, assédio moral, más condições de trabalho, entre outros, são alguns exemplos de problemas que afetam grandemente a credibilidade da marca por parte do mercado.
Portanto, ao implementar um programa de compliance efetivo, práticas enérgicas e medições de desempenho recorrentes, é possível que a empresa garanta uma postura ética perante o mercado, eliminando riscos e apresentando resultados mais positivos. Com isso, ela é capaz de se posicionar de forma mais competitiva perante a concorrência e valorizar a imagem da marca.
Principais práticas de compliance:
- Código de Conduta Ética e ouvidoria;
- Treinamento efetivo e comunicação;
- Checagem de terceiros/Background check;
- Canal de Denúncias e investigação;
- Monitoramento de terceiros;
- Atividades de controles internos;
- Gestão e avaliação de riscos.
Tecnologia como forma de automatizar os processos e trazer melhorias
Outro ponto importante a se levar em conta na implementação de um programa de compliance é o investimento em tecnologias que tragam melhorias às práticas.
Um exemplo de solução tecnológica bastante útil em áreas de compliance é a mineração de dados alinhada com Big Data, pois ela é capaz de fornecer informações relevantes de forma ágil para processos de compliance.
Auditorias, checagem de terceiros, monitoramento, entre outras, são algumas práticas que necessitam de inúmeros dados para pesquisas e análises. Sendo assim, é essencial que as empresas invistam em uma plataforma de mineração de dados para otimizar o tempo das equipes envolvidas nesses processos.
O upMiner é uma solução bastante conhecida neste meio, pois ela é capaz de entregar relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Ou seja, o indivíduo pode selecionar as fontes de pesquisa e optar pelo aplicativo que faz mais sentido com a sua busca.
Outras características do upMiner:
Mais de 16 aplicativos diversos e especializados em necessidades específicas dos clientes.
Balanço Patrimonial, Certidões, Dossiês, Ficha Cadastral, Histórico Empresarial, Imóveis, upLink, upMap, entre diversos outros;
Fácil usabilidade – interface intuitiva, ícones auto explicativos, mascote integrada ao suporte e eficiência nas ações do usuário;
Fontes de dados externas nacionais e internacionais relevantes – Boa Vista SCPC, SPC BR, LexisNexis, dun&bradstreet, info4c e Dow Jones são alguns exemplos de fontes que trazem dados assertivos para o usuário;
Relatórios analíticos e personalizados de acordo com a necessidade do cliente e que podem ser utilizados para diversas práticas: due diligence, background check, checagem de terceiros, auditorias, busca por conflitos de interesse, enriquecimento de dados, onboarding digital, entre outras;
Diversas opções de planos com valores acessíveis que se adequam ao orçamento de pequenas empresas à grandes companhias;
Redução de custos com grandes equipes para realizar coleta e pesquisa de informações – A plataforma traz a maioria dos dados em tempo real, o que é capaz de diminuir a necessidade de tantas pessoas envolvidas em alguns processos.
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