Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como o compliance pode ajudar a alavancar a reputação da sua marca?

29 JUN 2020

29 JUN. 2020 / por Isadora Soliani

Sobre o compliance

Primeiramente, vamos relembrar o significado do termo compliance. Se fossemos resumir a palavra em uma única frase ela seria: “cumprir regras”. Portanto, um programa de compliance eficiente tem o papel de criar mecanismos, normas, processos e práticas que visem a boa conduta ética, tanto por parte de pessoas físicas, quanto jurídicas.

Em grandes empresas ele se aplica à alta direção, executivos e todo tipo de relacionamento que a empresa possui (colaboradores, fornecedores, terceirizados, parceiros, investidores, entre outros).

Antigamente, o compliance era um termo pouco conhecido e as organizações não investiam o suficiente para estruturar um programa de qualidade. Nos dias de hoje, com os diversos escândalos de corrupção presentes na mídia, o alto índice de fraudes, assédio moral, entre outros problemas, se tornou necessário implementar normas de conduta e boas práticas dentro das empresas.

Em tópicos, podemos enumerar as principais vantagens e características de se adotar um programa de compliance na empresa.

  1. Cumprimento das leis, normas e regulamentos presentes no setor que a empresa atua;
  2. Evitar ou diminuir o impacto ambiental;
  3. Garantir uma boa conduta e cultura ética por parte de todos colaboradores da empresa;
  4. Controles mais rígidos;
  5. Traz mais segurança aos colaboradores, diminuindo consideravelmente casos de assédio moral e outros problemas de caráter social;
  6. Melhoria nos serviços, práticas e processos dentro da empresa, gerando dessa forma eficiência as equipes;
  7. Diminuir a incidência de atos ilícitos, sejam eles: corrupção, conflitos de interesse, lavagem de dinheiro, fraudes, uso de propina, entre outros;
  8. Reduzir os prejuízos por parte de más condutas, atos ilícitos e possíveis processos que a organização poderia receber se não estivesse de acordo com as normas e leis;
  9. Tornar o negócio mais valioso perante o mercado e investidores. Afinal, uma boa conduta ética é capaz de atrair e fidelizar clientes e parceiros.

Por que o compliance é importante na valorização da marca?

Atualmente os consumidores estão cada vez mais exigentes em relação à sustentabilidade. Ou seja, eles buscam empresas que se preocupem com o meio ambiente e com assuntos importantes de caráter social também.

Trabalho escravo, corrupção, racismo, assédio moral, más condições de trabalho, entre outros, são alguns exemplos de problemas que afetam grandemente a credibilidade da marca por parte do mercado.

Portanto, ao implementar um programa de compliance efetivo, práticas enérgicas e medições de desempenho recorrentes, é possível que a empresa garanta uma postura ética perante o mercado, eliminando riscos e apresentando resultados mais positivos. Com isso, ela é capaz de se posicionar de forma mais competitiva perante a concorrência e valorizar a imagem da marca.

Principais práticas de compliance:

  • Código de Conduta Ética e ouvidoria;
  • Treinamento efetivo e comunicação;
  • Checagem de terceiros/Background check;
  • Canal de Denúncias e investigação;
  • Monitoramento de terceiros;
  • Atividades de controles internos;
  • Gestão e avaliação de riscos.

Tecnologia como forma de automatizar os processos e trazer melhorias

Outro ponto importante a se levar em conta na implementação de um programa de compliance é o investimento em tecnologias que tragam melhorias às práticas.

Um exemplo de solução tecnológica bastante útil em áreas de compliance é a mineração de dados alinhada com Big Data, pois ela é capaz de fornecer informações relevantes de forma ágil para processos de compliance.

Auditorias, checagem de terceiros, monitoramento, entre outras, são algumas práticas que necessitam de inúmeros dados para pesquisas e análises. Sendo assim, é essencial que as empresas invistam em uma plataforma de mineração de dados para otimizar o tempo das equipes envolvidas nesses processos.

O upMiner é uma solução bastante conhecida neste meio, pois ela é capaz de entregar relatórios analíticos personalizados de acordo com a necessidade do cliente. Ou seja, o indivíduo pode selecionar as fontes de pesquisa e optar pelo aplicativo que faz mais sentido com a sua busca.

Outras características do upMiner:

Mais de 16 aplicativos diversos e especializados em necessidades específicas dos clientes.

Balanço Patrimonial, Certidões, Dossiês, Ficha Cadastral, Histórico Empresarial, Imóveis, upLink, upMap, entre diversos outros;

Fácil usabilidade – interface intuitiva, ícones auto explicativos, mascote integrada ao suporte e eficiência nas ações do usuário;

Fontes de dados externas nacionais e internacionais relevantes – Boa Vista SCPC, SPC BR, LexisNexis, dun&bradstreet, info4c e Dow Jones são alguns exemplos de fontes que trazem dados assertivos para o usuário;

Relatórios analíticos e personalizados de acordo com a necessidade do cliente e que podem ser utilizados para diversas práticas: due diligence, background check, checagem de terceiros, auditorias, busca por conflitos de interesse, enriquecimento de dados, onboarding digital, entre outras;

Diversas opções de planos com valores acessíveis que se adequam ao orçamento de pequenas empresas à grandes companhias;

Redução de custos com grandes equipes para realizar coleta e pesquisa de informações – A plataforma traz a maioria dos dados em tempo real, o que é capaz de diminuir a necessidade de tantas pessoas envolvidas em alguns processos.

Quer saber mais como o upMiner pode complementar e ajudar na reestruturação de processos de compliance?

Entre em contato com o nosso time do comercial para solicitar um teste da plataforma.

Separamos também um e-book novo sobre o tema compliance e tecnologia no agronegócio, não deixe de acessar, pois ele está repleto de dicas que podem ser utilizadas nos mais diversos setores.

Compliance e tecnologia no agronegócio

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.