Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como fazer um background check de qualidade em 2020?

23 MAR 2020

23 MAR. 2020 / por Isadora Soliani

Background check, também conhecido como verificação de antecedentes, é uma prática bastante empregada em programas de compliance e consiste na realização de uma pesquisa, que pode ser simples ou aprofundada, de antecedentes criminais, comerciais e financeiros.

Para qualquer empresa, dados relevantes são fundamentais para processos de tomada de decisão, abrangendo desde a contratação de funcionários até parcerias comerciais.

Quem passa por um background check

Geralmente, as organizações fazem um background check para garantir a idoneidade de: 

  • Colaboradores
  • Clientes
  • Fornecedores
  • Parceiros
  • Investidores 

Vale ressaltar que o background check não é uma prática somente do departamento de RH, ela também pode ser bastante útil à áreas de compliance, financeiro, jurídico, entre outras. 

Tecnologia no background check 

Com o avanço da tecnologia e a imensa quantidade de dados disponíveis diariamente, se tornou quase que uma necessidade a adoção de plataformas ou softwares que otimizem processos como esse. 

Ao automatizar o background check, as empresas notaram que poderiam investir melhor o seu tempo na parte de análise desses dados. 

A confiabilidade e agilidade são atributos que propiciam assertividade às decisões estratégicas. Esses quesitos só são alcançados quando a organização sabe fazer a análise de dados, usufruindo dessa maneira das respostas adquiridas para compreender e explorar bem todos os cenários.

upMiner e background check 

O upMiner é uma plataforma desenvolvida pela upLexis para otimizar as atividades que auxiliam processos de tomada de decisão de risco. 

Com base em mais de 1.900 fontes de dados nacionais e internacionais, a solução gera relatórios analíticos e personalizados, que podem ser utilizados para práticas de Due Diligence, Background Check, Checagem de Terceiros, Auditoria, entre outros.

São mais de 14 aplicativos com finalidades diferentes para atender às mais diversas necessidades do cliente. 

O aplicativo mais indicado para background check:  

O aplicativo Dossiês é capaz de trazer o relatório mais completo possível, através apenas do CPF ou nome da pessoa física. Já para pessoas jurídicas, Razão Social ou CNPJ. 

Outra característica interessante, é que é possível personalizar o dossiê de acordo com o tipo de informação que você procura. Ou seja, você seleciona as fontes de interesse e ele traz os dados. Alguns exemplos de fontes são: 

  • Receita Federal;
  • Boa Vista;
  • SPC/Serasa;
  • Polícia Federal;
  • Jucesp; 
  • Dow Jones International; 
  • Info4c. 

Também existe a possibilidade de adicionar todas as fontes disponíveis no sistema, garantindo o máximo de dados sobre a pessoa ou empresa que está sendo checada. 

Consideramos este aplicativo um dos mais propícios para a prática, pois ele oferece um imenso volume de dados de forma ágil, quase que em tempo real, para o gestor conseguir realizar a análise mais completa possível.

Como complemento do assunto, resolvemos disponibilizar um conteúdo sobre o impacto da análise de dados nas organizações, não deixe de conferir!

Impacto da análise de dados

 

 

 

 

 

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.