Solicite um teste
+55 (11) 3094–7444 pt en

Como diminuir as fraudes e roubos envolvendo transportadoras?

23 ABR 2020

23 ABR. 2020 / por Isadora Soliani

A análise de dados em empresas que utilizam serviços terceirizados como de transportadores é fundamental, pois é muito importante garantir a segurança das cargas transportadas e das pessoas envolvidas no processo (remetente, destinatário e transportadora). Evitando, dessa maneira, altos prejuízos com fraudes, roubos, conflitos de interesse e uso de propina, por exemplo. 

Danos como os citados acima, acabam sendo repassados ao consumidor final. Visto que, a empresa ou transportadora é obrigada a investir em sistemas de rastreamento de carga, escolta armada, apólices de seguro e outras práticas com o intuito de diminuir os casos, aumentando o preço do frete ou produto para compensar os novos custos. 

Dados e notícias recentes sobre fraudes e roubos envolvendo transportadoras 

O Instituto de Segurança Público (ISP) divulgou que o valor das perdas com as cargas no Brasil foi de R$ 386 milhões no ano de 2019. Apesar do número de roubos ter sofrido uma queda de 19% em comparação a 2018, os valores ainda preocupam os empresários e o governo como um topo. 

Ontem (22.04), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) prendeu quatro homens suspeitos de roubarem duas cargas de leite com um valor estimado de R$ 1 milhão.

Em agosto de 2019, no Rio de Janeiro, três motoristas de uma transportadora fingiram para a polícia e para a própria empresa que haviam sido roubados e toda a carga teria sido levada. Assim, eles conseguiriam desviar a mercadoria e revendê-la em seu próprio bairro. 

Como diminuir a incidência de casos? 

Investir em tecnologia, boas práticas de gestão e programas de compliance é o caminho para o sucesso na prevenção de riscos presentes em empresas que contratam transportadoras para levar suas mercadorias. 

  • Ferramentas tecnológicas 

Serão responsáveis por automatizar e otimizar diversos processos de controle, gestão de riscos e tomadas de decisão. Dessa forma, os gestores e diretores terão mais tempo para analisar novos possíveis riscos e criar melhores estratégias para a entrega de seus produtos com segurança. 

  • Programas de compliance 

Terão o papel de garantir uma boa conduta ética por parte dos funcionários da empresa e o cumprimento de normas do setor. Além disto, as diversas novas práticas implementadas serão responsáveis por aumentar a segurança e qualidade das atividades da empresa. Desde o controle de estoque e entrega até uma melhor contratação dos funcionários. 

  • Práticas eficazes: 

Checagem de terceiros – É fundamental para garantir a idoneidade de todos relacionamentos de uma organização (transportadoras, fornecedores, terceirizados, colaboradores, parceiros e investidores). 

Ao investigar o passado de uma transportadora, através de dados relevantes sobre a pessoa jurídica, é possível prever alguns riscos e comportamentos da mesma. Como por exemplo, se a empresa já possui algum processo em seu nome ou já esteve envolvida em casos de roubos e fraudes no passado.

Auditorias – A realização desta prática dentro do ambiente corporativo serve como instrumento de munição sobre informações relevantes do negócio que está sendo investigado. 

É realizada normalmente, quando se há uma parceria em questão, aquisição, fusão entre outras empresas ou na contratação de fornecedores ou terceirizados idôneos.

Os dados coletados pela Due Diligence são diversos e envolvem contabilidade, patrimônio, finanças, questões jurídicas, processos, recursos humanos, tecnologia e até mesmo a imagem da marca no mercado.

Ao adotar um sistema de Due Diligence eficaz, a empresa consegue se proteger de fraudes, bem como evitar multas milionárias.

Mineração de dados em checagem de terceiros e auditorias

UpMiner

É uma plataforma que possui cerca de 16 aplicativos, especializados em trazer dados relevantes de maneira ágil para empresas automatizarem processos como:

  • Coleta de informações;
  • Análise de dados;
  • Checagem de terceiros;
  • Auditorias;
  • Avaliação para recuperação de crédito;
  • Onboarding Digital

Como funciona?

A entrega dos dados é feita através de relatórios analíticos personalizados de acordo com as necessidades do cliente.

Quando falamos de empresas que buscam otimizar a checagem e análise de terceiros, o upMiner é a solução perfeita. Ele é capaz de fornecer informações atualizadas e relevantes de uma maneira que traga assertividade e agilidade para os processos.

Receita Federal, Cheques sem fundo (CCF), Cadastro de Reclamações (Procon), Ocorrências nos Diários Oficiais, Tribunais de Justiça, Antecedente Criminal (Polícia Federal), entre outras, são alguns exemplos de fontes bastante utilizadas em investigações sobre pessoas físicas ou jurídicas.

Com o intuito de aprimorar suas análises e processos, criamos uma página para você solicitar um teste da plataforma! 

Não deixe de acessar o nosso e-book sobre o assunto!

O papel da tecnologia no combate à fraudes


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.