Solicite um teste

Como aprimorar a checagem de terceiros com uma equipe pequena?

19 NOV 2021

19 NOV. 2021 / por Rômullo Martins

A checagem de terceiros é um procedimento muito importante e bastante conhecido entre as empresas. 

Desde pequenos negócios até multinacionais, essa atividade é praticamente indispensável para a segurança e transparência das operações. 

Contudo, como veremos a seguir, realizar as verificações presentes nesse processo pode ser bastante trabalhoso e demandar muitos profissionais, algo que nem sempre é a realidade da empresa.

Nesse sentido, falaremos como a checagem de terceiros pode ser aprimorada para organizações que possuem equipes menores.

Difícil acesso às informações de interesse

Uma das principais dificuldades encontradas na checagem de terceiros é justamente na fase de coleta de dados. 

Uma vez definido quem são as pessoas ou empresas a serem avaliadas, é preciso buscar informações confiáveis que possam servir para análise e tomada de decisão.

Entretanto, esses dados estão espalhados em centenas de sites diferentes. Compilá-los manualmente é um processo que pode levar dias, ainda mais no cenário de uma empresa com equipe mais reduzida.

Organizar, analisar e tomar decisões

Essas normalmente são as etapas seguintes da checagem de terceiros, após a captação das informações.

Assim como a primeira fase, por se tratar de tarefas manuais, também é algo que leva muito tempo. Mas, muitas vezes o próprio negócio exige uma maior agilidade, tendo em vista que o mercado muda com rapidez.

Logo, é preciso pensar em outras maneiras de realizar este procedimento. 

Afinal, como aprimorar a checagem de terceiros?

A resposta é investir em tecnologia. A priori, isso parece algo que vai envolver muitas despesas. Entretanto, a realidade é outra. 

Pensando na redução de custos e aumento da produtividade, atualmente muitas empresas estão investindo em soluções para otimizar tarefas repetitivas e que demandam muito tempo. 

Um bom exemplo disso é a implementação de uma plataforma de mineração de dados. 

Por estarem conectadas a centenas de fontes de consultas, as ferramentas que possuem essa inteligência permitem aos profissionais buscarem diversas informações de forma simultânea e em poucos minutos.

Uma vez parametrizados os critérios, que podem ser CPFs ou CNPJs, e as fontes de interesse, a plataforma acessa todos os sites e coleta as informações automaticamente.

Dados organizados e estruturados

Além de buscar as informações, elas são organizadas e estruturadas de forma que fiquem fáceis de serem analisadas. 

Como vimos anteriormente, essa também é uma fase importantíssima da checagem de terceiros. Ou seja, o investimento em tecnologia permite que a mesma equipe faça mais análises e em um menor período de tempo.

Plataforma modelo no mercado 

A confiabilidade dos dados na checagem de terceiros é imprescindível para as análises de risco, então é recomendável optar por uma solução que possui referências.

O upMiner é um exemplo de plataforma de mineração de dados com expertise na busca e estruturação de informações.

Plataforma upMiner

Conectada a mais de 1.900 fontes nacionais e internacionais e com a possibilidade de gerar relatórios personalizados, o upMiner auxilia empresas dos mais diversos segmentos na prevenção de risco de imagem, financeiro, ambiental, de conformidade e muitos outros.

Conclusão

A checagem de terceiros é muito importante para evitar más associações e problemas como fraudes e conflito de interesses.

Com o investimento em tecnologia, empresas com orçamentos e equipes menores também podem aprimorar este procedimento e prevenir riscos.

Teste o upMiner gratuitamente

Quer saber na prática como funciona a plataforma upMiner e quais são todos os seus benefícios? Clique aqui e entraremos em contato com você para agendar uma demonstração e liberar um período de teste. 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress