Solicite um teste

Quer saber como o upMiner está ajudando MSF-Brasil a checar a idoneidade das doações?

22 MAIO 2020

22 MAIO. 2020 / por Isadora Soliani

Médicos Sem Fronteiras (MSF) é uma organização internacional que leva cuidados de saúde a pessoas afetadas por graves crises humanitárias. Atua em contextos que envolvem conflitos armados, epidemias, desnutrição, catástrofes naturais e falta de acesso a cuidados de saúde.

A organização, criada em 1971, preza pela independência da sua atuação e, para isso, prioriza fundos privados a fundos institucionais na sua captação de recursos. Globalmente, mais de 90% dos fundos arrecadados por MSF são doações de pessoas físicas e jurídicas.  

O princípio de independência de MSF se reflete em uma criteriosa política institucional para captação de recursos, que estabelece diretrizes globais para a aceitação de doações por parte da organização – especialmente no caso de valores expressivos. 

Para garantir que as doações de altos valores sejam consistentes com seus princípios e com o trabalho que desenvolve, MSF promove uma análise de risco para cada proposta de grande doação que recebe, realizando screening (triagem) em todos os casos.

Desde 2018, a upLexis ajuda Médicos Sem Fronteiras Brasil (MSF-Brasil) a certificar-se de que as doações de alto valor venham de fontes idôneas e sejam coerentes com seus princípios organizacionais. 

Neste case, vamos explicar quais processos foram otimizados com a ajuda da plataforma upMiner e como a parceria está sendo positiva para a organização. 

Contamos com a ajuda da responsável pelo Relacionamento com Empresas de MSF-Brasil, Clara Mattos, que falou sobre os aprimoramentos feitos nos processos de screening da organização a partir da parceria com a upLexis. 

Como o upMiner ajuda MSF a garantir a idoneidade das doações? 

O papel do upMiner no processo de aceitação das doações para MSF é o de ferramenta otimizadora para a verificação e checagem de terceiros. 

A partir de um determinado valor de doação, preestabelecido pelas políticas institucionais de captação de recursos da organização, é feita uma análise de risco para assegurar que a aceitação de uma doação não represente inconsistência com os princípios da organização.

Assim, essa análise de risco visa impedir que qualquer doação: 

  1. Comprometa os princípios de independência, neutralidade e imparcialidade declarados na Carta de MSF.
  2. Seja conflitante com os objetivos do trabalho operacional de MSF ou comprometa a segurança de profissionais e pacientes em campo.
  3. Prejudique ou dilua o nome e a reputação de MSF.
  4. Prejudique negociações ou campanhas de MSF para prover auxílio às populações que a organização atende.

Além disso, o processo também avalia se a aceitação das doações é consistente com a legislação local, rechaçando qualquer proposta de apoio em que sejam identificados indícios de corrupção, lavagem de dinheiro, roubo e/ou fraude. 

Para Médicos Sem Fronteiras, os princípios fundadores da organização são centrais e inegociáveis. Os propósitos de MSF são a promoção e a proteção de objetivos humanitários e todas as doações devem ser consistentes com essas diretrizes.

Como o screening era realizado antes do upMiner? 

Antes de usar o upMiner, o processo de screening (triagem) de grandes doadores e parceiros corporativos era feito inteiramente pelo escritório de advocacia que atende à organização. Para casos simples, o processo de avaliação durava de três a cinco dias, mas podia chegar a duas semanas em casos mais sensíveis. Por consumir muito tempo, a triagem e a análise dos dados coletados afetavam o dinamismo da área de captação de recursos, deixando alguns potenciais doadores e parceiros impacientes. 

Hoje, com a plataforma upMiner, o screening é realizado pela equipe interna de MSF, de forma mais rápida. 

 

O impacto da utilização do upMiner:

Assim como MSF, você também pode otimizar a análise de risco dentro da sua organização a fim de se prevenir contra possíveis perdas.

Solicite um teste na plataforma upMiner.

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress