Solicite um teste

Cartórios serão aliados no combate à corrupção!

21 OUT 2019

21 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Você sabia que agora os cartórios vão atuar no combate à corrupção? 

Foi assinado no dia primeiro de outubro, um acordo no Conselho Nacional de Justiça que integra os cartórios a Rede de Combate à Lavagem de Dinheiro e financiamento ao terrorismo. 

O documento foi assinado por Dias Toffoli, presidente do Supremo Federal, e pelo  corregedor Nacional de Justiça, ministro Humberto Martins.

O acordo prevê a adoção de medidas de controle e combate aos crimes citados acima. A partir de fevereiro de 2020, os cartórios entram na rede de combate que integram a Polícia Federal, Ministério da Justiça e Receita Federal. 

A ação determina que os titulares dos cartórios têm até um dia útil, depois do ato, para comunicar a suposta irregularidade em um registro de bens e valores ao UIF (Unidade de Inteligência Financeira), antigo COAF. 

Os registros considerados suspeitos serão transações em espécie que ultrapassem o valor de R$ 30.000,00 e de bens móveis, como carros, acima de R$ 300.000,00. 

A expectativa para os próximos anos é que novos casos sejam descobertos com maior facilidade e essa nova ação traga ainda mais consciência para quem pensa em se envolver com esse tipo de crime. 

A realidade dos cartórios 

Um detalhe importante, quando falamos nas atividades desempenhadas pelos cartórios, é a quantidade de dados e informações que eles recebem todos os dias e devem ser analisadas e arquivadas de forma segura pelos funcionários. 

Com a nova função entrando em vigor, é evidente que os serviços irão demandar ainda mais análise, atenção e controle. Logo, é essencial que os cartórios passem a investir cada vez mais em tecnologia para otimizar suas funções. 

Tecnologia nos cartórios podem otimizar o processo de combate à corrupção 

A evolução da tecnologia junto com a criação de plataformas e softwares, permitiram que novas soluções fossem criadas para diversas áreas, inclusive os cartórios. 

A plataforma upMiner, é uma uma ótima escolha para simplificar processos. 

Colocamos em tópicos algumas das vantagens que podem ser aplicadas no ambiente de cartórios. 

 

Benefícios da plataforma upMiner: 

Automação de dados

A automação permite que novos processos sejam introduzidos de forma mais fácil e os antigos sejam melhor controlados, prevenindo riscos e economizando custos. 

Consulta em diversas fontes globais confiáveis

O aplicativo consegue consultar mais de 1.900 fontes de dados na internet, bureaus de crédito, diários oficiais, bases de dados proprietárias, fichas cadastrais, entre outros. 

Além disso, as ferramentas do upMiner conseguem processar e cruzar milhares de informações de forma mais precisa e bem mais rápida.  

Relatórios completos e personalizados

Os dados coletados são estruturados e organizados em formato de relatórios analíticos personalizados que facilitam a visualização e compreensão dos funcionários.  

Informações relevantes em tempo real

Um dos maiores benefícios de se escolher uma solução tecnológica é o tempo poupado em pesquisa e coleta de dados. Dessa forma, o funcionário poderá gerenciar melhor o seu tempo com outras atividades. 

Aplicativos voltados para a necessidade da empresa

A tela do upMiner permite que o profissional consiga localizar facilmente o aplicativo que faz mais sentido com suas necessidades. Assim, ele permite que a empresa combine critérios de busca e chegue a resultados mais precisos. 

 

Com o intuito de te ajudar a entender sobre a importância da análise de dados, separamos um e-book bastante completo sobre o assunto.

Impacto da análise de dados

 

 


Comments

Share on activity feed

Powered by WP LinkPress