Solicite um teste

Canal de Denúncias: uma ferramenta eficaz na prevenção de riscos

05 MAR 2021

05 MAR. 2021 / por Rômullo Martins

Adotado por organizações que visam uma gestão mais íntegra e transparente, o Canal de Denúncias ainda é uma excelente ferramenta para a identificação de ações que vão contra as normas e princípios estabelecidos pela empresa.

Neste artigo, falamos sobre a importância desse investimento e como ele pode contribuir para a prevenção de riscos.

Por que implementar um canal de denúncias?

Prevenir situações de fraudes, conflitos de interesses ou qualquer outra ação considerada como ilícita, requer uma uma vigilância constante por parte da administração. 

Mesmo com um Código de Conduta Ética já estabelecido e divulgado aos colaboradores e terceiros, por exemplo, ainda assim não existe uma garantia de que todos vão cumprir de fato aquelas normas determinadas.

Por essa razão, deve haver um trabalho em conjunto para que possíveis atividades suspeitas possam ser identificadas rapidamente e assim a empresa tome as devidas providências.

Dessa forma, com um Canal de Denúncias implementado, todos podem fazer uso dessa ferramenta e contribuir para um melhor ambiente de trabalho.

Divulgação

Além da implementação, a divulgação desse canal também é extremamente importante para que todos saibam onde recorrer quando identificar alguma situação suspeita. 

Vale ressaltar que o mesmo deve ser disponibilizado tanto internamente quanto no ambiente externo à empresa, pois os casos ilícitos podem acontecer muitas vezes envolvendo fornecedores e terceiros.

No site institucional da upLexis, por exemplo, é possível acessar facilmente o Canal de Denúncias e realizar qualquer relato de forma rápida e objetiva.

Anonimato

Muitas vezes uma atitude corrupta pode vir de um colega de trabalho ou até mesmo de um chefe, este que possui um nível hierárquico mais elevado. 

Para evitar qualquer tipo de exposição ou represálias, é indispensável que no Canal de Denúncias implementado tenha a opção de não se identificar, ou seja, concluir uma denúncia anonimamente. 

Principais Benefícios

Dentre eles, pode-se destacar:

  • Fortalecimento da cultura da ética e transparência;
  • Rápida detecção de práticas ilícitas;
  • Prevenção à prejuízos financeiros e de imagem;
  • Maior credibilidade em relação ao mercado.

Dados de mercado

Segundo um relatório publicado pela Association of Certified Fraud Examiners (ACFE) em 2018, das 2.690 fraudes ocorridas em 125 países, entre 2016 e 2017, 40% delas foram detectadas por meios de canais de denúncias.

A utilização do canal de denúncias também tem tido um papel importante na atual pandemia. Desde o início desde ano de 2021, segundo o G1, o Ministério Público Estadual registrou cerca de 650 denúncias de “fura-filas” na vacinação contra a Covid-19 em todo o Rio Grande do Norte.  Esse fato evidencia mais uma vez a importância do mesmo dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas.

Compliance

O Canal de Denúncias é apenas uma das ferramentas disponíveis que as empresas podem utilizar para proporcionar um ambiente mais íntegro.

Em complemento a isso, estruturar um programa de compliance é fundamental para prevenir situações de riscos.

Exemplos de Práticas de Compliance

  • Background check

Trata-se da verificação completa de registros criminais, comerciais e financeiros de uma pessoa física a fim de garantir que tudo esteja em conformidade. 

Pode ser aplicado, por exemplo, antes da contratação de um novo colaborador para um cargo de confiança.

  • Due diligence

Também conhecida como diligência prévia, se trata de um processo de investigação completo, onde dados são obtidos para a avaliação de oportunidades de negócios. 

Conclusão

Ter um Canal de Denúncias ativo é mais uma ferramenta a favor das organizações no combate a atos ilícitos. Com a implementação e divulgação deste, a empresa pode contar também com o apoio de colaboradores e terceiros para a identificar mais facilmente quaisquer desvios de conduta. Ao complementar esta ferramenta com práticas de compliance, essa ação se torna ainda mais eficaz.

Ainda não desenvolveu o compliance na sua organização?

Então clique no banner abaixo e acesse o nosso e-book gratuitamente para saber mais sobre este tema!

Banner para download do e-book!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.