search
BlogGeral

RegTechs: por que elas são tão importantes para...

RegTechs: por que elas são tão importantes para o seu negócio?

Atualizado em 16 de dezembro de 21 | Geral  por

Rômullo Martins

Você já ouviu falar sobre as RegTechs? É bem provável que num futuro próximo a sua empresa precise desse tipo de solução. 

Essa sigla é a tradução para Tecnologia Regulatória. Em resumo, se refere a empresas que desenvolvem soluções específicas para otimizar e facilitar a execução de processos regulatórios.

Bastante associadas às instituições financeiras, as RegTechs hoje possuem um papel fundamental no dia a dia de muitas áreas.

Neste conteúdo, falaremos mais sobre essas empresas e porque elas são tão importantes para o seu negócio.

Leis e regulamentações mudam a todo instante: como se adaptar?

O surgimento das RegTechs não é por acaso. Para manter um negócio é preciso estar atento a muitas questões, principalmente às mudanças nas legislações. 

Estar em conformidade com os órgãos reguladores é imprescindível para o bom desenvolvimento de uma empresa. Mas a grande questão é: como fazer isso se as coisas mudam tão rapidamente?

Fazer esse acompanhamento e realizar todas as mudanças necessárias de fato não é algo simples, principalmente se isso for feito sem o auxílio de uma ferramenta. Essa é uma das principais razões para que as RegTechs estejam crescendo tanto. 

Somente no Brasil, nos últimos cinco anos, empresas de tecnologia regulatória receberam mais de 100 milhões de dólares em investimento, de acordo com pesquisa realizada pela KPMG.

Isso só evidencia o quanto a procura por essas soluções está aumentando.

As RegTechs e o Compliance

Quando falamos em processos regulatórios não podemos deixar de citar também os programas de compliance.

Situações como fraudes, corrupção, conflito de interesses e até mesmo más associações podem comprometer a integridade de uma empresa.

Tendo isso em mente, muitas organizações têm adotado práticas, como por exemplo a KYC (Conheça seu cliente), para prevenir situações de riscos e garantir que tudo esteja em conformidade.

Mas, assim como atender às leis, esses processos exigem muito tempo, esforço e profissionais, algo que nem sempre condiz com a realidade do negócio. 

As RegTechs vêm justamente com a proposta de automatizar essas tarefas e proporcionar benefícios às empresas.

Os benefícios da automatização de processos

Automatizar tarefas pode trazer muitas vantagens para as empresas, entre elas redução de custos, aumento da produtividade, ganho na qualidade dos serviços prestados, vantagem competitiva, entre outras.

Utilizando como exemplo a prática de KYC, citada anteriormente, as RegTechs podem proporcionar ferramentas tecnológicas que permitem aprimorar essa tarefa e fazer com que ela seja realizada com muito mais rapidez e precisão.

Ao invés de checar todas as pessoas e empresas de interesse manualmente coletando informações em diferentes sites, como muitos profissionais ainda fazem, com uma solução inteligente é possível fazer esse processo de forma automatizada, obtendo relatórios muito mais completos e organizados.

Além de reduzir o tempo gasto na coleta de dados, as chances de erros são menores, tendo em vista que esse processo passa a ser feito por robôs.

O custo na operação também é reduzido, pois a empresa pode fazer mais checagens sem a necessidade de aumentar a equipe.

Exemplo de RegTech no mercado

Recentemente a upLexis foi selecionada entre as 100 RegTechs mais inovadoras do mundo. Com a sua plataforma upMiner, a empresa auxilia em diversos processos que requerem uma grande coleta de informações, como por exemplo práticas de due diligence, background check, auditoria, entre outros.

Através da solução é possível investigar pessoas e empresas em mais de 1.900 fontes, obtendo informações precisas que garantem transparência e segurança nas relações comerciais. 

O upMiner permite atender a Lei de Prevenção à Lavagem de Dinheiro e suas principais resoluções como Resolução nº 3.876 do Conselho Monetário Nacional e Instrução CVM 301 de Prevenção à Lavagem de Dinheiro. 

Clique aqui para falar com um especialista e testar o upMiner gratuitamente.

Conclusão

Independente do ramo em que o negócio se encontre, atender as leis e regulamentações vigentes é indispensável, assim como outros processos regulatórios.

As RegTechs facilitam esse trabalho, tornando as atividades mais rápidas e eficientes.