A tecnologia no combate à fraudes
Atualizado em 16 de abril de 20 | Geral por
O que caracteriza uma fraude?
A fraude é um tipo de crime que tem como propósito obter vantagem sobre a vítima.
No âmbito do direito penal, um crime de fraude consiste em qualquer ato ilegal de iludir terceiros com o intuito de prejudicá-los.
Existem diversos tipos de fraudes, desde as mais simples às mais sérias, como:
- Faturamentos irregulares;
- Falsificação de documentos;
- Operações financeiras irregulares;
- Ganho de comissões em troca de vantagens junto à empresa;
- Alterações, desvios e/ou roubos nos estoques de mercadorias ou nos bens da empresa;
- Concessões e vantagens a favor “amigos” ou outros tipos de conflito de interesses;
- Clonagem dos dados pessoais de pessoa física através de mensagens falsas, entre outras.
Ambiente das fraudes do Brasil
Este é um assunto que tem sido pauta de diversas notícias ultimamente, devido a exposição de inúmeros casos sérios de fraudes, tanto no ambiente virtual, quanto no offline.
A perda em valor financeiro por conta disto é enorme. Segundo dados coletados em maio de 2019 pelo Serasa, as fraudes geram cerca de 72% de prejuízos aos negócios. Por conta disso, os varejistas, meios financeiros e os próprios clientes vêm exigindo cada vez mais segurança e transparência por parte dos produtos e serviços ofertados ou consumidos.
Diante deste cenário preocupante, trazemos outros dados coletados em 2019 e 2020 pela Global Identity and Fraud Report e pela Konduto:
- No mundo, 55% das empresas notaram um aumento nas fraudes;
- No Brasil, o índice acima chega a notáveis 72%;
- 50% das organizações estão investindo na área de prevenção à fraudes;
- Apenas metade das companhias entendem como as fraudes afetam o seu negócio;
- A taxa de tentativas de fraude no comércio eletrônico cresceu 14% entre 2018 e 2019, avançando de 2,20% para 2,52%;
- House um aumento significativo das tentativas de fraude via mobile, subindo de 37% em 2018 para quase 47% em 2019.
5 Exemplos de fraudes comuns no ambiente corporativo e fora dele:
1 – “Parceria” com fornecedores
No mundo das fraudes corporativas, esse modelo de fraude é uma das ações mais utilizadas por funcionários, executivos e diretores para obter algum tipo de vantagem financeira.
O processo é simples, o funcionário da empresa facilita a entrada do fornecedor na empresa, o qual, por sua vez, paga uma porcentagem do serviço executado por ele em forma de propina ao colaborador pela “ajuda”. Porcentagem essa que é somada aos custos dos produtos ou serviços, ou seja, quem paga o “extra” é a própria vítima, a empresa.
2- Roubo de cargas
Nessa modelo de fraude, os funcionários das transportadoras e até mesmo os fornecedores podem estar envolvidos, passando informações e dicas para que os roubos sejam efetuados com sucesso.
Geralmente, o valor arrecadado com o assalto é dividido entre os fraudadores.
3- Abertura de empresas com “laranjas”
Outro tipo de fraude bastante perigoso é a abertura de empresas no nome das vítimas, que se transformam em “laranjas”.
Com a abertura de uma empresa, os fraudadores podem aplicar golpes maiores, pedir empréstimos, financiamentos em bancos ou ofertar produtos e serviços inexistentes.
4- PHISING
O índice de fraudes desse modelo é bastante alto e consiste na cópia de um sistema de uma loja virtual ou das redes sociais de uma marca.
Em geral, neste caso, o fraudador elabora uma proposta irresistível para atrair os clientes até o seu site ou rede social.
5- SMISHING
Fraude bastante parecida com o “PHISING”, mas se difere por ser realizada em formato de mensagem de texto.
Ou seja, os fraudadores escolhem números parecidos com os de operadoras e enviam mensagens sobre ofertas tentadoras. Ao preencher um link falso, os dados da vítima são clonados.
Como a tecnologia pode auxiliar na prevenção contra fraudes como as citadas?
Através de tecnologias como Big Data, mineração de dados e soluções tecnológicas é possível identificar falhas, implementar um melhor sistema de controle e dessa forma, impedir as fraudes.
Solução ideal:
upMiner
O upMiner é uma plataforma de automação de coleta de dados que utiliza mais de 1900 fontes de informação para trazer maior segurança e agilidade em processos de tomada de decisão, prevenção e gestão de riscos.
Em formato de relatórios analíticos personalizados, os analistas, gestores e diretores conseguem ter em mãos dados relevantes sobre fornecedores, parceiros, clientes e terceiros.
Através desta ferramenta, é possível automatizar inúmeros processos de prevenção de riscos. Como por exemplo: a checagem de terceiros, análise de fornecedores, background check, auditorias e busca por conflitos de interesse. Dessa forma, é possível evitar a ocorrência de diversos tipos de fraudes.
No atual momento que estamos vivendo, é fundamental que se preste mais atenção ao tema, pois as fraudes tendem a crescer em um ambiente de crise econômica. Sendo assim, o investimento em soluções tecnológicas que otimizem processos de prevenção é essencial.
Com o intuito de complementar o assunto, elaboramos um e-book específico sobre ele.