Solicite um teste

A importância da checagem de terceiros na área farmacêutica

22 AGO 2019
22 AGO. 2019 / por Isadora Soliani

A indústria farmacêutica é um dos setores que mais vem crescendo no Brasil, o segmento tem aumentado seu faturamento anualmente e está caminhando no sentido contrário à crise econômica que afeta o país. 

O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking mundial do mercado farmacêutico, segundo dados do Guia 2017 da Associação da Indústria Farmacêutica de Pesquisa (Interfarma), e a expectativa é que em 2021 o país atinja a marca de 5º maior mercado industrial farmacêutico do mundo. 

A ascensão no setor farmacêutico se dá por meio de diversos fatores como:

  1. Aumento da expectativa de vida da população
  2. Maior preocupação com a saúde, bem-estar e questões estéticas
  3. Avanço da biotecnologia e produção de medicamentos genéricos 
  4. Lançamento de novos produtos 

Por se tratar de um meio em ascensão que tem gerado milhares de empregos, é necessário que empresas do ramo farmacêutico invistam em práticas como a checagem de terceiros a fim de prevenir fraudes, roubos, más contratações, entre outros. 

Checagem de fornecedores

Quando falamos sobre checagem de terceiros na área farmacêutica, logo pensamos nos fornecedores. A escolha de um fornecedor idôneo é imprescindível, pois esta relação afeta diretamente o seu negócio. 

Imagine optar por um fornecedor, observando apenas os preços ofertados por ele e descobrir na prática que ele está envolvido em situações de fraude ligadas a adulteração de medicamentos. Logo, a sua empresa pode ter envolvimento, mesmo que indireto, em um crime que pode causar um grande prejuízo tanto financeiro quanto em relação a imagem da marca. 

A checagem de terceiros possibilita que a empresa tenha acesso à informações indispensáveis como dados cadastrais, dados de processos ou dados que podem demonstrar um possível conflito de interesse, e através dessa coleta fazer uma análise minuciosa do seu fornecedor antes de fechar o contrato. 

Checagem de funcionários 

Os funcionários são um dos principais pilares de qualquer empresa, por isso é muito importante que haja a checagem dos mesmos a fim de garantir boas contratações e evitar futuros problemas. 

Iremos pontuar abaixo um exemplo de problema recorrente no meio farmacêutico e que poderia diminuir drasticamente o número de incidências com o uso da prática de checagem de terceiros. 

O Brasil é um dos países onde o índice de desvio de carga está entre os maiores do mundo, sendo o Rio de Janeiro um dos principais afetados, de acordo com a notícia publicada pelo Portal G1 em junho de 2019. Só o Rio de Janeiro é responsável por 40% dos roubos e desvios de carga no país, sendo que entre janeiro e maio deste ano foram registrados 3.400 casos. 

A checagem de terceiros permite que a empresa descubra se o encarregado de levar sua carga possui ficha criminal, passagem pela polícia, envolvimento em fraudes, entre outros. 

Por que utilizar a tecnologia na checagem de terceiros? 

Imagine para a sua empresa o quão difícil é fazer a checagem de terceiros em um ambiente, onde o volume de dados estruturados e não estruturados vem crescendo exponencialmente. Logo, realizar esse processo requer bastante tempo e é bastante exaustivo para a equipe responsável. 

A tecnologia permitiu que novas ferramentas fossem criadas e por meio delas o processo pode ser automatizado, garantindo agilidade, eficiência, reduzindo custos e trazendo outros inúmeros benefícios. 

A seguir, apresentaremos apenas alguns deles: 

  1. Centralização, organização e enriquecimento de dados por meio de uma única plataforma 
  2. Controle de segurança e rastreio da base de dados 
  3. Permite a visualização de riscos advindos de terceiros

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.