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3 Práticas preventivas para o setor de varejo

03 OUT 2019

03 OUT. 2019 / por Isadora Soliani

Fraudes mais comuns no setor varejista

Os benefícios trazidos por um programa de compliance no setor do varejo são inúmeros, justamente por este ser um dos meios que mais sofre em relação à perdas e operações fraudulentas. 

A partir da implementação de práticas e controles preventivos, o empresário do ramo varejista, pode evitar que sua empresa sofra os riscos inerentes ao negócio e ainda atrair investidores de fora do país. 

Um programa eficaz de compliance em uma empresa, garante que ela esteja em ordem com as leis vigentes e não se encontre em escândalos. Logo, investidores que estão em busca de empresas sólidas e éticas para investir, optam por aquelas que possuem uma cultura de compliance. 

Infelizmente, o problema principal enfrentado pelos empresários do setor varejista, ainda são as fraudes. Segundo pesquisa realizada pela ABRAS em 2017, o setor supermercadista teve um prejuízo de 6,4 bilhões, referente a furtos internos, externos e perdas em geral. 

 

A seguir, listamos algumas das principais fraudes que ocorrem no Brasil: 

  • Consumo de mercadorias dentro da loja;
  • Embalagens fechadas com produtos diferentes
  • Falsas notas de despesas; 
  • Falsificação de assinaturas;
  • Fraudes no recebimento de mercadorias – colaborador e fornecedor;
  • Fraudes na troca de compras – cliente e fornecedor;
  • Furtos internos; 
  • Registro de produtos com preço reduzido; 
  • Uso indevido do cartão de crédito de clientes

Com o intuito de ajudar você varejista a escolher quais práticas de compliance adotar em seu negócio, trouxemos três modelos bastante eficazes de controles preventivos já utilizados por grandes empresas do setor como AMBEV, GPA e Carrefour. 

 

Práticas preventivas eficazes: 

 

  • Controle de qualidade

 

O controle de qualidade é uma das práticas que consideramos fundamentais no varejo, pois otimiza a eficiência dos processos e reduz custos a partir do mapeamento de áreas e recursos que estão mais propensos à situações de risco. 

Um ponto importante ao se adotar esse processo, é a busca por soluções tecnológicas a fim de alcançar os objetivos de forma ágil e mais eficaz.

Um exemplo de solução tecnológica, é a escolha por uma plataforma que consiga reunir um grande volume de dados sobre leis, normas e produtos de forma simples para que o gestor da empresa tenha acesso fácil à qualquer tipo de informação em tempo real. 

 

 

 


As empresas varejistas lidam diariamente com colaboradores, fornecedores e prestadores dos mais diversos tipos de serviços. Logo, é primordial que se conheça a fundo cada parceiro de negócio. 

É fundamental que o gestor da área responsável defina uma atualização e investigação periódica dos dados e informações dos fornecedores, prestadores de serviço, parceiros de negócio e entre outros agentes para garantir que eles não estejam envolvidos em crimes, fraudes ou conflitos de interesse. 

A atualização pode ser realizada, através de plataformas especializadas em coleta e estruturação de dados. Automatizar processos como este, economiza tempo, reduz custos e permite que os profissionais tomem decisões assertivas. 

 

 

  • Capacitação e treinamento 

 

É essencial que todos da empresa estejam de acordo com as normas, práticas e o programa de compliance em si. Em vista disso, é preciso comunicar e promover a cultura trazida pela frente de conformidade aos colaboradores. 

A maneira mais eficaz de realizar a comunicação é por meio de treinamentos e capacitação. Tais práticas exigem investimento, logo o gestor deve adicioná-las ao orçamento da organização. 

Dessa forma, você terá colaboradores comprometidos com as normas e práticas da empresa. 

 

Separamos este conteúdo rico para você ter um manual de checagem de terceiros, quando precisar realizar. 

Manual de conhecimento de terceiros


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