Solicite um teste

Compliance é necessário no setor de construção civil

11 SET 2019
11 SET. 2019 / por Isadora Soliani

O setor de construção civil no momento

A Operação Lava Jato, um dos maiores casos comprovados de corrupção no Brasil, ainda influencia no desempenho do setor de construção civil. Segundo dados coletados pelo IBGE neste ano, o PIB da indústria segue em queda desde o segundo trimestre de 2014, época em que a operação foi deflagrada. 

A repercussão de casos de corrupção como a Lava Jato, apenas comprovam a necessidade e urgência de se implementar ou aperfeiçoar a conduta ética e o compliance no setor da construção. Afinal, um programa de compliance garante que as empresas sigam à risca normas, condutas internas, regulamentações do governo e principalmente as leis anti corrupção.  

No caso do setor de construção civil, além da corrupção (principal alvo), temos outras ações que podem prejudicar as empresas e podem ser resolvidas a partir de práticas de compliance. 

Nos tópicos abaixo, iremos apresentar duas soluções de compliance que você pode implementar em sua empresa e resolver dois dos maiores problemas do setor.

Segurança do trabalho 

A segurança do trabalho é um dos temas mais comentados no setor de construção por este ser um setor que costuma apresentar mais riscos de acidentes aos funcionários, principalmente os que trabalham em canteiros de obras. 

Dados bastante alarmantes foram divulgados pela Previdência Social. Entre o ano de 2014 e 2018 tivemos 1,8 milhões de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil óbitos registrados. 

Os números apresentados acima, são resultado das obras apresentarem atividades bastante arriscadas para os funcionários. 

São exemplos de atividades perigosas

  • Uso de produtos químicos sem proteção adequada
  • Trabalho em altura aliado a falta de treinamento e equipamentos
  • Longas jornadas de trabalho associado a falta de descanso  

 

Como o compliance pode garantir a segurança no trabalho? 

Adotar práticas de compliance coerentes é o primeiro passo para buscar a diminuição no números de ocorrências. 

 

Código de conduta ética 

O código de conduta ética é uma prática que grandes empresas já implementam em seu programa de compliance, pois o documento reúne todas as regras a serem seguidas pelos membros da organização, isso inclui normas de segurança. 

Consequentemente, o documento trará mais instrução e segurança diante de situações de conflito. Visto que, quando o funcionário tiver problemas, ele poderá recorrer ao documento para se defender das mais diversas situações. 

Vale lembrar que é preciso que haja um comprometimento por parte de toda a organização para colocar em prática o que está no código de conduta ética. Implementar corretamente esta prática, auxilia no cumprimento das leis, manutenção da integridade e segurança de toda a organização.

 

Como o compliance pode prevenir casos de corrupção? 

A corrupção foi um dos motivos, pelos quais empresas de construção passaram a adotar práticas de compliance. 

Além do código de conduta ética, que também é considerado uma prática chave contra a corrupção, iremos mencionar outro processo eficaz bastante utilizado. 

 

Checagem de terceiros e corrupção

A checagem de terceiros tem como intuito realizar a verificação completa dos colaboradores, fornecedores, parceiros e clientes, através da análise minuciosa de cada um por meio de processos como: 

  • Consultar informações de dados cadastrais, ações judiciais, cheque sem fundo, quadro societário 
  • Investigar de ficha criminal ou envolvimento em fraudes 
  • Realizar pesquisas menos complexas, como fontes de mídias negativas com a busca pelo nome da pessoa física ou jurídica associados a palavras de risco como: corrupção e lavagem de dinheiro

Com base no resultado da verificação, a empresa previne-se de conflitos de interesse, otimizando o seu processo de contratação e gestão de risco. 

Dica importante: Escolher uma plataforma digital automatiza e agrega inteligência ao processo de checagem de terceiros.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.